Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7322
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A mediação literária na Educação Infantil: o que os estudos têm a nos dizer?
Autor(a): Freitas, Vitoria Kamilla Morais de
Orientador(a): Corrêa, Carlos Humberto Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Aline Janell de Andrade Barroso
Resumo: A presente pesquisa versa sobre a mediação literária no contexto da Educação Infantil e teve como objetivo geral analisar estratégias de mediação literária que respeitassem a dimensão lúdica, poética, criativa e investigativa da primeira infância. Para sua realização, recorremos às diretrizes metodológicas utilizadas na pesquisa bibliográfica. O levantamento de fontes ocorreu nos seguintes bancos de dados: Google Acadêmico, Biblioteca Eletrônica Científica Online – Scielo, periódicos CAPES e Congresso de Leitura do Brasil – COLE. Utilizamos alguns critérios para a seleção das fontes sobre as quais elaboramos este estudo. O trabalho de leitura e análise das fontes selecionadas ocorreu a partir de um roteiro de pergunta. Entre os resultados alcançados, destacamos o delineamento de alguns princípios norteadores que visam auxiliar o professor mediador no exercício de sua função. Além disso, evidenciamos que a escola possui um papel crucial no desenvolvimento literário das crianças pequenas e, apesar dos entraves, é possível sim promover práticas de mediação literária que contribuam para a formação integral da criança.
Resumo em outro idioma: La presente investigación aborda la mediación literaria en el contexto de la Educación Infantil y su objetivo general fue analizar estrategias de mediación literaria que respetaran la dimensión lúdica, poética, creativa e investigativa de la primera infancia. Para llevarlo a cabo se utilizaron los lineamientos metodológicos utilizados en la investigación bibliográfica. El levantamiento de las fuentes se realizó en las siguientes bases de datos: Google Scholar, Scientific Electronic Library Online – Scielo, revistas CAPES y Congreso Brasileño de Lectura – COLE. Utilizamos algunos criterios para seleccionar las fuentes sobre las que elaboramos este estudio. El trabajo de lectura y análisis de las fuentes seleccionadas se desarrolló a partir de un guión de preguntas. Entre los resultados alcanzados, destacamos el esbozo de algunos principios rectores que pretenden auxiliar al docente mediador en el ejercicio de su rol. Además, demostramos que la escuela juega un papel crucial en el desarrollo literario de los niños pequeños y, a pesar de los obstáculos, es posible promover prácticas de mediación literaria que contribuyan a la educación integral del niño.
Palavras-chave: Mediação literária
Educação Infantil
Leitura
Literatura
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7322
Vocabulário controlado: Literatura infantojuvenil
Crianças - Livros e leitura
Incentivo à leitura
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VitoriaFreitas.pdf317,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.