Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7322
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A mediação literária na Educação Infantil: o que os estudos têm a nos dizer? |
metadata.dc.creator: | Freitas, Vitoria Kamilla Morais de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Corrêa, Carlos Humberto Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moraes, Aline Janell de Andrade Barroso |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa versa sobre a mediação literária no contexto da Educação Infantil e teve como objetivo geral analisar estratégias de mediação literária que respeitassem a dimensão lúdica, poética, criativa e investigativa da primeira infância. Para sua realização, recorremos às diretrizes metodológicas utilizadas na pesquisa bibliográfica. O levantamento de fontes ocorreu nos seguintes bancos de dados: Google Acadêmico, Biblioteca Eletrônica Científica Online – Scielo, periódicos CAPES e Congresso de Leitura do Brasil – COLE. Utilizamos alguns critérios para a seleção das fontes sobre as quais elaboramos este estudo. O trabalho de leitura e análise das fontes selecionadas ocorreu a partir de um roteiro de pergunta. Entre os resultados alcançados, destacamos o delineamento de alguns princípios norteadores que visam auxiliar o professor mediador no exercício de sua função. Além disso, evidenciamos que a escola possui um papel crucial no desenvolvimento literário das crianças pequenas e, apesar dos entraves, é possível sim promover práticas de mediação literária que contribuam para a formação integral da criança. |
Abstract: | La presente investigación aborda la mediación literaria en el contexto de la Educación Infantil y su objetivo general fue analizar estrategias de mediación literaria que respetaran la dimensión lúdica, poética, creativa e investigativa de la primera infancia. Para llevarlo a cabo se utilizaron los lineamientos metodológicos utilizados en la investigación bibliográfica. El levantamiento de las fuentes se realizó en las siguientes bases de datos: Google Scholar, Scientific Electronic Library Online – Scielo, revistas CAPES y Congreso Brasileño de Lectura – COLE. Utilizamos algunos criterios para seleccionar las fuentes sobre las que elaboramos este estudio. El trabajo de lectura y análisis de las fuentes seleccionadas se desarrolló a partir de un guión de preguntas. Entre los resultados alcanzados, destacamos el esbozo de algunos principios rectores que pretenden auxiliar al docente mediador en el ejercicio de su rol. Además, demostramos que la escuela juega un papel crucial en el desarrollo literario de los niños pequeños y, a pesar de los obstáculos, es posible promover prácticas de mediación literaria que contribuyan a la educación integral del niño. |
Keywords: | Mediação literária Educação Infantil Leitura Literatura |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7322 |
metadata.dc.subject.controlado: | Literatura infantojuvenil Crianças - Livros e leitura Incentivo à leitura |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_VitoriaFreitas.pdf | 317,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.