Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7343
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ofício farmacêutico na atenção primária à saúde da comunidade surda: desafios e oportunidades
metadata.dc.creator: Mendes, Maria Raimunda Magalhães
metadata.dc.contributor.advisor1: Brasil Junior, Aluízio Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Daniel Tarciso Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Fabricio Valentin da
metadata.dc.description.resumo: A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a deficiência como a perda ou a anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Entre as diversas deficiências, destaca-se a auditiva, pelo impacto que promove na vida social das pessoas. Cerca de 5% da população do Brasil é surda e alguns usam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como auxiliar de comunicação. O objetivo deste trabalho é discutir a importância da formação continuada do profissional farmacêutico para a atuação com a comunidade surda e quais as tecnologias podem ser empregadas na área da saúde destinada ao atendimento deste público. Para o desenvolvimento deste trabalho, considerou-se analisar as publicações indexadas de cinco bases de dados, LILACS, Science Direct, Google acadêmico, Lilacs e PUBMED. Foram analisados os artigos nos idiomas inglês e Português, no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2023. Os resultados das buscas apontaram lacunas por parte dos profissionais quanto ao emprego da LIBRAS. Portanto, o curso de graduação em Frmácia deverão se adequar e inserir nas suas Matrizes Curriculares a disciplina de LIBRAS como componente obrigatório do curso e ainda, é necessário que se desenvolva Tecnologias Assitivas, que busquem atender a necessidade deste público.
Abstract: The World Health Organization (WHO) defines disability as the loss or abnormality of a psychological, physiological or anatomical structure or function. Among the various disabilities, hearing impairment stands out because of the impact it has on people's social lives. Around 5% of Brazil's population is deaf and some use the Brazilian Sign Language (LIBRAS) as a communication aid. The aim of this work is to discuss the importance of continuing training for pharmacists to work with the deaf community and what technologies can be used in the health area to assist this public. In order to carry out this work, we analyzed indexed publications from five databases: LILACS, Science Direct, Google Scholar, Lilacs and PUBMED. Articles in English and Portuguese were analyzed from January 2017 to January 2023. The results of the searches pointed to gaps on the part of professionals regarding the use of LIBRAS. Therefore, undergraduate courses in Pharmacy should adapt and include the subject of LIBRAS in their Curricular Matrices as a compulsory component of the course and it is also necessary to develop Assistive Technologies that seek to meet the needs of this public
Keywords: Surdez
Educação em saúde
Atenção Farmacêutica
Surdez
LIBRAS
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: FARMACIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Farmácia - Bacharelado - Itacoatiara
Citation: MENDES, Maria Raimunda Magalhães. O ofício farmacêutico na atenção primária à saúde da comunidade surda: desafios e oportunidades. 2023. 46f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) - Universidade Federal do Amazonas, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7343
metadata.dc.subject.controlado: Surdos - Meios de comunicação
Interpretes para surdos
Lingua de sinais
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.MariaRaimundaMendes..pdf472,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.