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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Análise crítica da proposta curricular pedagógica da Educação de Jovens e Adultos – EJA do estado do Amazonas sob a perspectiva freiriana na concepção da emancipação do cidadão
Autor(a): Lima, Willians Douglas Santos de
Orientador(a): Nogueira, Jocélia Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Feitoza, Ronney da Silva
Resumo: O objetivo da pesquisa é compreender como a política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Estado do Amazonas está sendo executada e desenvolvida nas escolas da Secretaria de Educação e Desporto (SEDUC-AM). O estudo levou em consideração os seguintes teóricos: Arroyo (2012), Brandão (2006), Di Pierro (2001), Fávero (1983), Freire (2001), Freire (1981), Soares (2011), e outros. Partindo do pressuposto, compreendemos a Constituição Federal de 1988 como o marco em que ampara o acesso à educação básica a todos, independentemente do nível de escolarização do cidadão. Assim, o estado tem em sua incumbência a responsabilidade por implementar políticas efetivas que vão ao encontro daquele que por ventura tenham deixado os estudos de lado ou por qualquer indivíduo que tenha interesse em retornar os estudos. Partindo disso, busca-se a resolução através da explanação não apenas do olhar crítico das diretrizes e da proposta curricular da EJA sob a égide de Paulo Freire, mas também das múltiplas metodologias adotadas pelos docentes frente aos desafios da sala de aula em compasso com a realidade individual de cada educando para a superação de suas próprias dificuldades na perspectiva da promoção de sua autonomia, conforme enfatiza FREIRE (2004). Partindo, assim, do recorte histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trazendo a luz a abordagem das diretrizes e da atual proposta pedagógica da EJA no estado do Amazonas.
Resumo em outro idioma: The objective of the research is to understand how the Education for Youth and Adults (EJA) in the State of Amazonas is being executed and developed in the schools of the Department of Education and Sports (SEDUC-AM). The study took into account the following theorists: Arroyo (2012), Brandão (2006), Di Pierro (2001), Fávero (1983), Freire (2001), Freire (1981), Soares (2011), e others. Based on this assumption, we understand the Federal Constitution of 1988 as the landmark that supports access to basic education for all, regardless of the citizen's level of education. Thus, the state is responsible for implementing effective policies that serve those who may have left their studies aside or any individual who is interested in returning to their studies. Based on this, a resolution is sought through the explanation not only of the critical view of the EJA guidelines and curricular proposal under the aegis of Paulo Freire, but also of the multiple methodologies adopted by teachers in the face of classroom challenges in line with the individual reality of each student to overcome their own difficulties from the perspective of promoting their autonomy, as emphasized by FREIRE (2004). Starting, therefore, from the historical perspective of Youth and Adult Education (EJA), bringing to light the approach of the guidelines and the current pedagogical proposal of EJA in the state of Amazonas.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Implementação da EJA
Política Pública
Legislação
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7389
Vocabulário controlado: Educação de jovens e adultos - Legislação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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