Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gimenez, Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8332381356826516pt_BR
dc.contributor.referee1Portéro, Cristina Schmidt Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3658556378253903pt_BR
dc.contributor.referee2Lira, Raquel Alexandre de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5014444406434515pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Ida Carneiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316783235568969pt_BR
dc.contributor.referee4Marangoni, Ricardo Alexandre-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8008931694506135pt_BR
dc.creatorFerreira, Rafael Lima Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7543102149547039pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-03T14:28:45Z-
dc.date.available2024-07-03T14:28:45Z-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rafael Lima Medeiros. O ensino superior e a pessoa com deficiência: um olhar complexo sobre a UFAM. 2024. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7429-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the inclusion of undergraduate students with disabilities at the Federal University of Amazonas (UFAM). To this end, a theoretical framework was constructed that supported the necessary discussions about the proposed theme. The aforementioned bibliographical survey took place through articles, dissertations and theses, available in libraries and databases, which discussed the topic of inclusion in higher education. Regarding methods, this study is characterized as qualitative research, cross-sectional, and can also be characterized as applied research and a case study of an exploratory and descriptive nature. The research subjects were undergraduate students, with or without disabilities, undergraduate professors and 3 sectors of UFAM, which work directly with students with disabilities. For data collection, 4 instruments were constructed and applied, virtually, from June to September 2023. The collected data was analyzed through content analysis and brought significant results about the universe investigated. Among the strengths and weaknesses, we can identify several actions that are carried out in favor of students with disabilities, in the same way that this group of individuals needs to deal with the most varied barriers that are imposed on them every day. In this way, the present study fulfilled its objective and raises serious discussions about the processes of inclusion and exclusion that are part of the university routine of students with disabilities at UFAM.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a inclusão do estudante de graduação com deficiência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), para tal foi construído um referencial teórico que embasou as discussões necessárias acerca da temática proposta. O referido levantamento bibliográfico se deu por meio de artigos, dissertações e teses, disponíveis em bibliotecas e bases de dados, que discorriam sobre o tema da inclusão no ensino superior. Em relação aos métodos, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, recortada transversalmente, podendo também ser caracterizada como uma pesquisa aplicada e um estudo de caso de cunho exploratório e descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes de graduação, com ou sem deficiência, os professores de graduação e 3 setores da UFAM, que atuam diretamente com estudantes com deficiência. Para a coleta de dados, construíram-se 4 instrumentos que foram aplicados, de forma virtual, no período de junho a setembro de 2023. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo e trouxeram resultados significativos acerca do universo investigado. Dentre os pontos fortes e fracos, podemos identificar diversas ações que são realizadas em prol dos estudantes com deficiência, da mesma forma em que este grupo de indivíduos precisar lidar com as mais variadas barreiras que lhe são impostas todos os dias. Desta forma, o presente estudo cumpriu seu objetivo e levanta sérias discussões acerca dos processos de inclusão e exclusão que fazem parte da rotina universitária dos estudantes com deficiência da UFAM.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDoutorado em Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão e acessibilidadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ensino superior e a pessoa com deficiência: um olhar complexo sobre a UFAMpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Cidade de São Paulopt_BR
dc.date.event2024-03-14-
dc.publisher.localpubSão Paulo (SP)pt_BR
dc.subject.controladoEnsino superiorpt_BR
dc.subject.controladoPessoas com deficiênciapt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6689-0689pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4953-5941pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1208-2061pt_BR
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4049-0190pt_BR
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7140-1598pt_BR
dc.contributor.referee4orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4080-0673pt_BR
dc.creator.affiliation-initUNICIDpt_BR
Aparece nas coleções:Teses (Não defendidas na UFAM) - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.