Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7429
metadata.dc.type: Tese
Título : O ensino superior e a pessoa com deficiência: um olhar complexo sobre a UFAM
metadata.dc.creator: Ferreira, Rafael Lima Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor1: Gimenez, Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Portéro, Cristina Schmidt Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Raquel Alexandre de
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Ida Carneiro
metadata.dc.contributor.referee4: Marangoni, Ricardo Alexandre
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a inclusão do estudante de graduação com deficiência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), para tal foi construído um referencial teórico que embasou as discussões necessárias acerca da temática proposta. O referido levantamento bibliográfico se deu por meio de artigos, dissertações e teses, disponíveis em bibliotecas e bases de dados, que discorriam sobre o tema da inclusão no ensino superior. Em relação aos métodos, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, recortada transversalmente, podendo também ser caracterizada como uma pesquisa aplicada e um estudo de caso de cunho exploratório e descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes de graduação, com ou sem deficiência, os professores de graduação e 3 setores da UFAM, que atuam diretamente com estudantes com deficiência. Para a coleta de dados, construíram-se 4 instrumentos que foram aplicados, de forma virtual, no período de junho a setembro de 2023. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo e trouxeram resultados significativos acerca do universo investigado. Dentre os pontos fortes e fracos, podemos identificar diversas ações que são realizadas em prol dos estudantes com deficiência, da mesma forma em que este grupo de indivíduos precisar lidar com as mais variadas barreiras que lhe são impostas todos os dias. Desta forma, o presente estudo cumpriu seu objetivo e levanta sérias discussões acerca dos processos de inclusão e exclusão que fazem parte da rotina universitária dos estudantes com deficiência da UFAM.
Resumen : The present work aims to analyze the inclusion of undergraduate students with disabilities at the Federal University of Amazonas (UFAM). To this end, a theoretical framework was constructed that supported the necessary discussions about the proposed theme. The aforementioned bibliographical survey took place through articles, dissertations and theses, available in libraries and databases, which discussed the topic of inclusion in higher education. Regarding methods, this study is characterized as qualitative research, cross-sectional, and can also be characterized as applied research and a case study of an exploratory and descriptive nature. The research subjects were undergraduate students, with or without disabilities, undergraduate professors and 3 sectors of UFAM, which work directly with students with disabilities. For data collection, 4 instruments were constructed and applied, virtually, from June to September 2023. The collected data was analyzed through content analysis and brought significant results about the universe investigated. Among the strengths and weaknesses, we can identify several actions that are carried out in favor of students with disabilities, in the same way that this group of individuals needs to deal with the most varied barriers that are imposed on them every day. In this way, the present study fulfilled its objective and raises serious discussions about the processes of inclusion and exclusion that are part of the university routine of students with disabilities at UFAM.
Palabras clave : Ensino superior
Pessoa com deficiência
Inclusão e acessibilidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Doutorado em Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citación : FERREIRA, Rafael Lima Medeiros. O ensino superior e a pessoa com deficiência: um olhar complexo sobre a UFAM. 2024. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7429
metadata.dc.subject.controlado: Ensino superior
Pessoas com deficiência
Aparece en las colecciones: Teses (Não defendidas na UFAM) - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.