Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7434
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: História oral de vida: percepção dos estudantes do curso de Pedagogia da FACED/UFAM oriundos da Educação de Jovens e Adultos em relação ao ensino superior
Autor(a): Souza, Mariana Dantas
Orientador(a): Victoria, Claudio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Gisele Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Caldas, Edla Cristina Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a percepção de estudantes oriundos da Educação de Jovens e Adultos em relação ao Ensino Superior. A proposta do trabalho é identificar os fatores que influenciaram suas trajetórias durante a Educação Básica e de que maneira refletiram na forma que esses estudantes enxergavam e compreendiam o Ensino Superior. Nossa abordagem é qualitativa, a metodologia escolhida se fundamenta na História Oral, utilizando-se da narrativa de dois discentes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas para compreender os condicionantes que interferiram nas suas percepções relacionadas ao Ensino Superior. A justificativa se fundamenta na reflexão da relação entre a modalidade de educação da Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Superior, para compreender de que forma esses níveis de ensino confabulam. Através das entrevistas buscamos encontrar os elementos que fossem de encontro ao objetivo da pesquisa, abarcando, com isso, outros fatores: o contexto e o perfil social desses estudantes, dificuldades enfrentadas durante suas trajetórias escolares, formas de incentivo, entre outros. Foi preciso conhecer suas trajetórias para compreender os fatores sociais que emergiram durante a entrevista, que apesar de divergentes, foi de encontro ao objetivo central da pesquisa. Concluímos essa pesquisa considerando os inúmeros fatores que influenciam a vida desse estudante oriundo da EJA até o ingresso no ES, sejam esses fatores internos, como a baixa autoestima, questões familiares, até os externos como a falta de incentivo das próprias instituições de ensino quando se trata de dar continuidade aos estudos com o acesso a uma universidade.
Resumo em outro idioma: The object of this research is the perception of students from Youth and Adult Education in relation to Higher Education. The purpose of this work is to identify the factors that influenced their trajectories during Basic Education and how they reflected in the way these students saw and understood Higher Education. Our approach is qualitative, the methodology chosen is based on Oral History, using the narrative of two students of the Pedagogy Course at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas to understand the constraints that interfered in their perceptions related to Higher Education. The justification is based on reflection on the relationship between the education modality of Youth and Adult Education and Higher Education, in order to understand how these stages of teaching work together. Through the interviews, we sought to find the elements that were in line with the research objective, including other factors: the context and social profile of these students, difficulties faced during their school careers, forms of incentive, among others. It was necessary to know their trajectories in order to understand the social factors that emerged during the interview, which, despite being divergent, was in line with the central objective of the research. We concluded this research considering the countless factors that influence the life of this student from the EJA until the entry into ES, whether these are internal factors, such as low self-esteem, family issues, or even external factors such as the lack of encouragement from the educational institutions themselves when it's about giving continuity to studies within a university.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino superior
Trajetória escolar
História oral
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citação: SOUZA, Mariana Dantas. História oral de vida: percepção dos estudantes do curso de Pedagogia da FACED/UFAM oriundos da Educação de Jovens e Adultos em relação ao ensino superior. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7434
Vocabulário controlado: Estudantes de educação de jovens e adultos
Estudantes universitários
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MarianaSouza.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.