Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7447
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título : Extensão universitária: uma contribuição para o ensino-aprendizagem de termoquímica no ensino médio
metadata.dc.creator: Reis, Lohane Bianca Moreira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Margarida Carmo de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fabrício Valentim da
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Valdomiro Lacerda
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma atividade de extensão, desenvolvida em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, contemplando 40 alunos, na Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, em Itacoatiara-AM, em que, experimentos demonstrativos de baixo custo e de fácil acesso foram realizados sobre o conteúdo de termoquímica, por ser considerado abstrato, desinteressante e complexo para os estudantes. O presente estudo utilizou o método quanti-qualitativo e as atividades consistiram em cinco etapas: 1) Sondagem realizada com a professora de Química; 2) Aplicação de questionário inicial; 3) Demonstração dos experimentos; 4) Aplicação de questionário final; 5) Análise dos dados quanti-qualitativos. Os resultados demonstram que a atividade de extensão fortalece o vínculo universidade-escola e que a realização de experimentos auxilia os discentes na aprendizagem da termoquímica, colaborando para a autonomia, por meio da percepção científica sobre Química.
Resumen : This article presents the results of an extension activity, developed in two classes of the 2nd year of high school, covering 40 students, at the Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, in Itacoatiara-AM. Low-cost and easy access demonstrative experiments were carried out on the content of thermochemistry, as it was considered abstract, uninteresting and complex for students. The present study used the quantitative-qualitative method and the activities consisted of five stages: 1) Survey carried out with the Chemistry teacher; 2) Application of the initial questionnaire; 3) Demonstration of experiments; 4) Application of the final questionnaire; 5) Analysis of quantitative and qualitative data. The results demonstrate that the extension activity strengthens the university-school bond and that carrying out experiments helps students learn thermochemistry, contributing to autonomy through scientific perception about Chemistry.
Palabras clave : Termoquímica
Reações químicas
Transferência de calor
Experimentação
Thermochemistry
Chemical reactions
Heat transfer
Experimentation
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7447
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_LohaneReis.pdf838,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.