Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1151
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação da ação de extratos, frações e óleo volátil de Piper aduncum com potencial para o controle de fitopatógenos
metadata.dc.creator: Marcus Vinícius Lopes de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Solange de Mello Veras
metadata.dc.description.resumo: Doenças de plantas causadas por fungos, bactérias, nematóides e vírus são um dos fatores de baixa produtividade das plantas agrícolas. Em decorrência de tal fato, o objetivo deste é avaliar o efeito antagônico que extratos, frações e do óleo volátil da planta Piper aduncum (pimenta-de-macaco) podem exercer sobre os fungos Colletotrichum gloeosporioides, Colletotrichum guaranicola, Fusarium oxysporum f.sp. cubense e Alternaria solani. Para tanto, o extrato aquoso será preparado com 300 g de folhas de pimenta-de-macaco e posterior maceração em liquidificador com 2 L de água fria e filtração em coador de algodão. O extrato etanólico, obtido por meio de maceração a frio com etanol hidratado, a partir de folhas secas e moídas, por sete dias. Para obtenção das frações, os extratos aquoso e etanólico serão fracionados pelo processo de partição por solventes empregando consecutivamente hexano, clorofórmio e n-butanol, de forma biomonitorada pelo método da bioautografia. O óleo volátil será obtido, por meio da secagem de folhas de P. aduncum em estufa na temperatura entre 40-50 ºC até atingir peso constante. Em seguida serão realizados testes biológicos pour plate entre tais espécies fitopatogênicas e diferentes concentrações do extrato etanólico, frações e óleo volátil de pimenta-de-macaco. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com três repetições. A avaliação, realizada pela observação da formação do halo de inibição do crescimento fúngico nas placas.
Palabras clave : Fitopatógenos
Doenças
Controle
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: FITOSSANIDADE
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1151
Fecha de publicación : 31-jul-2009
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PIB-A-058_corrigido.pdf443,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.