Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1433
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Prospecção de ácido cítrico e estudo químico de Aspergillus niger de plantas da Amazônia
metadata.dc.creator: Mayane Pereira de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Afonso Duarte Leão de Souza
metadata.dc.description.resumo: Os microrganismos são importantes economicamente para diversos setores da sociedade. Um exemplo é dado pela produção de ácido cítrico por Aspergillus niger, envolvendo cifras anuais de milhões de dólores. Este componente do ciclo de Krebs é muito utilizado na indústria de alimentos e bebidas como acidulante, por apresentar sabor agradável, baixíssima toxidade e alta solubilidade. Também é usado na indústria farmacêutica e na medicina. Neste projeto serão estudadas 2 linhagens de Aspergillus niger oriundas de plantas da Amazônia e selecionadas no projeto anterior como as mais promissoras para a produção de ácido cítrico. Serão ensaiados diferentes procedimentos de cultura, avaliadas diferentes técnicas de quantificação e ensaiadas técnicas simples de obtenção de linhagens de mutantes de uma das linhagens selvagens de fungo, com o objetivo de aumentar a produtividade de ácido cítrico.
Keywords: Aspergillus niger
Ácido cítrico
Fungos endofíticos
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Química
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1433
Issue Date: 31-Jul-2009
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.