Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1485
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise sedimentologica e estratigrafica de terraços fluviais quaternários do Rio Solimões, na Região Oeste da cidade de Manacapuru
metadata.dc.creator: Christianne Braga Serra
metadata.dc.contributor.advisor1: Emilio Alberto Amaral Soares
Resumo: Pouco se conhece a respeito da sedimentação de rios amazônicos, principalmente na parte mais ocidental da Bacia do Amazonas, que detém grande parte do registro do Quaternário do Brasil. Na região do Baixo Rio Negro, a expressiva sedimentação quaternária localiza-se principalmente na planície aluvial do Rio Solimões, onde os depósitos de terraços fluviais mais antigos mostram-se encobertos por densa vegetação e solo, o que dificulta sua área de exposição. Além disso, a falta de estudos sedimentológicos e estratigráficos detalhados desses depósitos têm dificultado a caracterização litoestratigrafica das unidades quaternárias nesta região, cujo estudo pode fornecer informações adicionais sobre os principais processos que influenciaram a evolução fluvial Rio Solimões durante o Quaternário, influenciada por fatores climáticos e glacioeustáticos. A grande representatividade de depósitos desta idade na porção oeste do município de Manacapuru será um fator importante na individualização de terraços fluviais, que podem indicar o sentido de migração do Rio Solimões no Quaternário e guardam registros de eventos e processos que influenciaram na sua evolução. Portanto, é proposto neste Projeto de PIBIC a caracterização sedimentológica e estratigráfica dos depósitos sedimentares que compõem a planície aluvial do Rio Solimões, a oeste da cidade de Manacapuru, com base em análises de produtos de sensores remotos, mapeamento geológico, confecção de seções colunares e fotomosaicos, análise granulométrica e de minerais pesados e compreensão dos processos de sedimentação.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: sedimentação fluvial, Quaternário, Amazônia
Área de conhecimento - CNPQ: Engenharias: Sedimentologia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1485
Data do documento: 31-jul-2009
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.