Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1485
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Análise sedimentologica e estratigrafica de terraços fluviais quaternários do Rio Solimões, na Região Oeste da cidade de Manacapuru
metadata.dc.creator: Christianne Braga Serra
metadata.dc.contributor.advisor1: Emilio Alberto Amaral Soares
metadata.dc.description.resumo: Pouco se conhece a respeito da sedimentação de rios amazônicos, principalmente na parte mais ocidental da Bacia do Amazonas, que detém grande parte do registro do Quaternário do Brasil. Na região do Baixo Rio Negro, a expressiva sedimentação quaternária localiza-se principalmente na planície aluvial do Rio Solimões, onde os depósitos de terraços fluviais mais antigos mostram-se encobertos por densa vegetação e solo, o que dificulta sua área de exposição. Além disso, a falta de estudos sedimentológicos e estratigráficos detalhados desses depósitos têm dificultado a caracterização litoestratigrafica das unidades quaternárias nesta região, cujo estudo pode fornecer informações adicionais sobre os principais processos que influenciaram a evolução fluvial Rio Solimões durante o Quaternário, influenciada por fatores climáticos e glacioeustáticos. A grande representatividade de depósitos desta idade na porção oeste do município de Manacapuru será um fator importante na individualização de terraços fluviais, que podem indicar o sentido de migração do Rio Solimões no Quaternário e guardam registros de eventos e processos que influenciaram na sua evolução. Portanto, é proposto neste Projeto de PIBIC a caracterização sedimentológica e estratigráfica dos depósitos sedimentares que compõem a planície aluvial do Rio Solimões, a oeste da cidade de Manacapuru, com base em análises de produtos de sensores remotos, mapeamento geológico, confecção de seções colunares e fotomosaicos, análise granulométrica e de minerais pesados e compreensão dos processos de sedimentação.
Palabras clave : Sedimentação fluvial, Quaternário, Amazônia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOCIÊNCIAS
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2008
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1485
Fecha de publicación : 31-jul-2009
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Engenharias

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.