Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1868
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Perfil epidemiológico de pessoas com seqüelas de lesão medular atendidos pelo Programa de Atividades Motoras para Deficientes no Hospital Universitário Getúlio Vargas: um estudo retrospectivo 2000 a 2009.
metadata.dc.creator: Suelen Cristine da Silva Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Kathya Augusta Thomé Lopes
Resumo: A lesão medular ocorre quando a medula espinhal é danificada como resultado de um trauma, processo de doença ou defeitos congênitos. As manifestações clínicas da lesão variam dependendo da extensão e localização do dano à medula espinhal, podendo resultar tetraplegia ou paraplegia. O objetivo desse trabalho é traçar o perfil epidemiológico retrospectivo de 405 casos de traumatismo raquimedular atendidos no período de 01 de janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2008 no Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE) no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). Este projeto será caracterizado por uma pesquisa documental, executado com base na ficha de dados de pacientes com traumatismo da coluna vertebral. Serão verificadas as seguintes variáveis: nome; endereço; sexo; idade; estado civil; procedência; condição socioeconômica; data do trauma; causa; nível da lesão; local do acidente (ser for o caso); primeiros socorros; data de admissão; data da cirurgia; tipo de cirurgia; data de alta; escolaridade; tempo de internação; hospital; tempo de retorno à reabilitação; se participou da 1ª etapa ou se participou da 2ª etapa do programa. Os dados serão analisados e interpretados com base nos procedimentos estatísticos realizados pelo Laboratório de Bioestatística da UFAM LABIO, que fará inferências estatísticas com nível de confiança de 95% e erro máximo de 5% utilizando o pacote estatístico Minitab.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: deficiência
saúde
reabilitação
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências da Saúde: Epidemiologia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ginástica, Dança e Ativ. Lúdicas
Faculdade de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa PIBIC 2009
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1868
Data do documento: 21-jul-2010
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.