Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1962
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização morfológica e diversidade genética entre acessos de Capsicum spp. da coleção de trabalho da FCA/UFAM.
Autor(a): Roberto Antunes da Silva
Orientador(a): Fábio Medeiros Ferreira
Resumo: O gênero Capsicum spp. representado por ampla variação de pimentas e pimentões, em formas e sabores, tem na Amazônia o centro de diversidade do gênero, com destaque para a espécie Capsicum chinense. Apesar da ampla variabilidade genética, nas últimas décadas, o gênero Capsicum vem sofrendo intensa degradação pela pressão antrópica. Por isso, a incorporação de novos acessos, a manutenção e os estudos genéticos em coleções de trabalho, tornam-se imprescindíveis não somente as ações do melhoramento genético, mas também para melhor compreensão da riqueza genética, orientações das ações de preservação e valorização do gênero. Os recursos genéticos de Capsicum spp. da região do Alto Solimões e do Alto Rio Negro (AM) vêm sendo estudados e caracterizados. Em 2009, vinte acessos foram coletados no município de Itacoatiara (AM) com o propósito de serem incorporados à coleção da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. Para que a coleção de Capsicum spp. seja efetivamente explorada em programas de melhoramento é necessário que este germoplasma seja adequadamente caracterizado e avaliado. O presente trabalho representa uma etapa do projeto Conservação e melhoramento em Capsicum spp. Edital PIPT 009/07-FAPEAM , cujos resultados fornecerão subsídios à identificação de acessos e auxiliarão no direcionamento de cruzamentos, em nível intra ou interespecíficos. Objetiva-se então ampliar a coleção de Capsicum spp. com a introdução de novos acessos; caracterizar morfologicamente acessos da coleção de Capsicum spp e analisar a diversidade genética destes acessos por intermédio de descritores morfológicos. Após o desenvolvimento das mudas (com 45-50 dias de idade) as mesmas serão transplantas para o campo para a instalação do experimento, composto por 20 tratamentos (acessos) delineados em três blocos ao acaso e com quatro plantas por parcela (espaçamento 1,0 x 1,0 m), localizado em área de produtor rural, na rodovia AM-010, no Km 262, sentido MAO-ITA. Para caracterização serão utilizados descritores morfológicos estabelecidos pelo IPGRI (International Plant Genetic Resources Institute) para o gênero Capsicum, com algumas modificações. Os dados serão submetidos a análises uni e multivariadas (ANOVA e MANOVA, alfa = 0,05; medidas de distância genética; análises de agrupamento) para o estudo da diversidade genética entre os acessos. Será usado o programa genético-estatístico Genes vs 2009.7.0.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: pimentas e pimentões
descritores morfológicos
melhoramento
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Agrárias: Melhoramento Vegetal
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1962
Data do documento: 1-jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.