Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2038
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Abundância, Estrutura dos Tamanhos, Razão Sexual e Dieta de Caiman crocodilus e Paleosuchus trigonatus nos Igarapés Urbanos de Manaus, Amazônia Central.
Autor(es): Jadson Fabian Lacerda Martins
Primeiro Orientador: Ronis Da Silveira
Resumo: Os crocodilianos figuram entre os maiores e mais abundantes vertebrados em muitos biomas ao redor do mundo. A dinâmica nestas espécies é afetada pela densidade, estrutura dos tamanhos e razão sexual das populações. Crocodilianos são predadores de topo de cadeia trófica, comem tudo que conseguem abocanhar e são responsáveis pela regulação populacional de suas presas. As espécies alvo deste estudo são o jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus) e o jacaré-tinga (Caiman crocodilus). O crescimento desordenado, a urbanização dos igarapés e provavelmente muitos outros fatores estão ameaçando a manutenção futura dessas populações de crocodilianos em Manaus. Os indivíduos a serem amostrados neste estudo serão oriundos do fragmento florestal da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-Manaus), que é o órgão do Governo Municipal que resgata animais silvestres em risco ou que coloquem os munícipes em perigo. Levantamentos e capturas noturnas e visitas regulares ao CETAS-Manaus serão realizadas para determinar a abundância (somente na UFAM), estrutura de tamanhos e razão sexual das espécies-alvo. A dieta das espécies será determinada pela técnica de flushing. Espera-se amostrar 160 jacarés até o final deste Projeto. Acreditamos que os conhecimentos oriundos deste estudo poderão contribuir para a conservação dos jacarés urbanos na capital mais central da Amazônia brasileira.
Abstract: 
Palavras-chave: Fauna Urbana
CETAS
Crocodylia
CNPq: Ciências Biológicas: Zoologia Aplicada
Idioma: pt_BR
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2010
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2038
Data do documento: 1-Jul-2011
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.