Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2041
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Produção de protease por Pleurotus albidus DPUA 1692 em cultivo submerso utilizando resíduos agroindustriais da Região Norte
metadata.dc.creator: Ana Júlia Porto de Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Maria Francisca Simas Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Os cogumelos comestíveis vêm tomando um produto de importância no Brasil, devido os resultados de estudos científicos que têm demonstrado o potencial desses macrofungos para uso alimentício, medicinal e biotecnológico. Os basidiomicetos representam fonte de alimentos, de proteases de diversas classes (serinoproteases, cisteínoproteases, metaloproteases e proteases aspárticas) o que os torna ferramentas valiosas para a produção de tais enzimas, destacando-se entre essas as serinoproteases e metaloproteases. As proteases fúngicas podem ser obtidas por processos fermentativos em estado semi-sólido ou submerso. Este trabalho tem como objetivo investigar a influência de resíduos agroindustriais da Amazônia como substrato indutor na produção de proteases por Lentinus citrinus DPUA 1535 em cultivo submerso. A cultura de L. citrinus será reativada em Ágar Batata Dextrose (BDA) + Extrato de levedura. Os meios líquidos para fermentação serão formulados com extratos de farelos de arroz e farinha de peixe. O pré-inóculo será feito em Erlenmeyers contendo 50 mL do meio de cultura formulado com o extrato do resíduo acrescido de extrato de levedura (5g/L), FeSO4 (0,01g/L), MgSO4.7H2O (0,5g/L) e KH2PO4 (0,05g/L) (30°C , 150 rpm, 5 dias). A fermentação será conduzida em Erlenmeyers contendo 100 mL o meio sob agitação constante de 150 rpm, 30°C por 5 dias, em triplicata. As amostras serão submetidas à filtração a vácuo em papel de filtro com peso conhecido, seguindo-se a desidratação a 50 ºC até peso constante. A atividade proteolítica será determinada utilizando-se azocaseína como substrato. A determinação de proteínas totais será realizada utilizando-se o Kit Dolles, segundo as recomendações do fabricante. Na determinação da composição físico-química dos resíduos serão verificados os conteúdos de proteína bruta, lipídios, minerais, da fração de cinzas, glicídios e umidade. Os dados obtidos serão submetidos a análise estatística descritiva.
Palabras clave : Cogumelo
Fermentação
Protease
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Parasitologia
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2010
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2041
Fecha de publicación : 1-jul-2011
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ana Júlia Porto de Macedo.pdf734,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.