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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Caracterização e Modelagem de Tráfego de Veículos e Pedestres
metadata.dc.creator: Danilo Mendonça Peixoto
metadata.dc.contributor.advisor1: Fabíola Guerra Nakamura
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos anos assistiu-se a um aumento muito grande do número de veículos que trafegam em grandes cidades brasileiras. Isso se deve a diversos fatores entre eles o próprio e esperado crescimento dos centros urbanos, o aumento do poder de compra do brasileiro que entre 2003 e 2008 aumentou em média 11,3% para a população economicamente ativa e ocupada, estabilidade da economia, expansão nas modalidades de compra de carros que possibilitaram que uma maior parcela da população pudesse adquiri-los, incentivos do governo e a piora no serviço de transporte público que leva as pessoas a optarem por transportes individuais. Nos anos 90 o aumento também se deu porque diversas montadoras de veículos lançaram no Brasil a categoria de carros populares que atenderam a um número maior de usuários. O aumento das frotas de veículos não foi acompanhado de obras para adequação da infraestrutura viária dos grandes centros urbanos. As conseqüências deste cenário são aquelas conhecidas por motoristas, usuários de transportes coletivos e pedestres, grandes congestionamentos quase que diários e em muitos pontos da cidade durante uma boa parte do dia e não apenas em horários de pico. Visando contribuir para minimizar estes problemas este projeto propõem um estudo do comportamento do tráfego de veículos e pedestres em cidades para caracterização e modelagem de seus fluxos. A caracterização do fluxo de veículos e pedestres em uma cidade permite que se reproduza em simulações como este fluxo se comporta e é útil na identificação de problemas. Se um carro enguiça ou uma batida ocorre o fluxo será diferente daquele esperado e que foi identificado na caracterização e com isso será possível identificar uma possível anomalia. A modelagem também é usada em simulações e permite que se façam previsões sobre o comportamento do tráfego em caso de mudanças, como mudanças no tempo de sinais, obras, entre outros.
Abstract: 
Keywords: Tráfego
Modelagem
Caracterizaçào
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e da Terra: Ciencia da Computacao
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Computacao
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2010
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2135
Issue Date: 1-Jul-2011
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