Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2366
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Analise da influência do sistema viário sobre a duração das viagens urbanas de Manaus por diferentes modos de transporte |
Autor(a): | Aline Damaceno Leite |
Orientador(a): | Geraldo Alves de Souza |
Resumo: | O Presente projeto parte da hipótese de que o tempo dedicado às viagens urbanas em Manaus sofre influência do sistema viário e do modo de transporte utilizado, sendo o Transporte Coletivo TC o mais demorado e o mototáxi o mais rápido. Parte também da hipótese que os usuários de automóveis e os mototaxistas buscam rotas alternativas para fugirem de trechos com congestionamento de trânsito, o que não acontece com o TC. Assim, este projeto tem por objetivo reconhecer a influência que o sistema viário de Manaus exerce sobre a duração das viagens urbanas e a variação do tempo dedicado a às mesmas por usuários de diferentes modos de transporte (ônibus articulado, convencional, microônibus, automóvel e mototáxi (em áreas da cidade onde este serviço está disponível). Para tanto serão realizadas viagens urbanas nos diferentes modos de transporte tendo em comum o ponto de partida (origem) e o ponto de chegada (destino). Para este levantamento a bolsista contará com a colaboração de alunos ligados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidades da Amazônia Brasileira NEPECAB, para que as condições do trânsito sejam idênticas para os diferentes modos. Durante a viagens serão utilizados receptores GPS para coletar pontos do trajeto. Estes pontos, além de permitir reconhecer o itinerário percorrido por cada um dos modos de transporte, conterão o horário de passagem por cada ponto, o que permitirá reconhecer variações na velocidade média da viagem e assim identificar a influência que o sistema viário exerce sobre a duração das viagens urbanas em Manaus. Um Sistema de Informações Geográficas SIG será utilizado para manipular os itinerários e apoiar a interpretação dos dados levantados. |
Palavras-chave: | Manaus Mobilidade SIG |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2010 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2366 |
Data do documento: | 1-jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Relatorio_Final__PIB-H0064_2010_Revisado.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.