Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2557
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: UTILIZAÇÃO DA TORTA DE CAROÇOS DE AÇAÍ (Euterpe oleracea) NA PREPARAÇÃO DE CARVÕES ATIVADOS QUIMICAMENTE COM SULFATOS COMO AGENTES ATIVANTES
Autor(a): Isadora Ribeiro Barbosa
Orientador(a): Paulo Rogério da Costa Couceiro
Resumo: A interferência do homem a partir da industrialização tem contribuído diretamente para o aumento da concentração de substâncias tóxicas no ambiente atmosférico e aquático. Na busca de diminuir os danos ambientais promovidos pela industrialização, vários materiais estão sendo desenvolvidos ou inovados para o tratamento de efluentes contaminados, como metais dissolvidos e compostos orgânicos tóxicos. Um dos materiais utilizados como remediadores desses contaminantes é o carvão ativado (CA), pois apresenta excelentes características adsorventes, possibilitando sua aplicação em vários processos como filtração, desodorização, purificação e eliminação de contaminantes ambientais. Os CA´s podem ser obtidos a partir da carbonização de qualquer material de elevado teor de carbono como os resíduos de torta de sementes oleaginosas e outros como cascas de arroz ou de coco, melhorando em muitas vezes a capacidade de adsorção devido a distribuição de poros, área superficial e atividade química da superfície. A ativação consiste de reações secundárias do material carbonizado e pode ser pelo método físico ou químico. Esse último pode ser realizado antes ou depois da pirólise, consistindo na carbonização com a presença de um agente desidratando, por exemplo, ZnCl2, H3PO4, H2SO4 e outros. Dessa forma, a utilização da torta de caroços de açaí (Euterpe oleracea) na preparação de CA´s quimicamente com sulfatos (H2SO4, K2SO4, MgSO4, Fe2(SO4)3) é uma alternativa no desenvolvimento de materiais de baixo custo que possam ser utilizados como redutores de contaminantes ambientais.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Carvão ativado, Euterpe oleracea, cinética de adsorção
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Exatas e da Terra: Quimica do Estado Condensado
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2557
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.