Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2624
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação de alguns parâmetros físico-químicos utilizados para certificação da cadeia produtiva de óleos fixos de espécies oleaginosas produzidas em micro-usinas na Amazônia
Autor(a): Eliana Ramos de Lima
Orientador(a): Nivea Cristina de Carvalho Guedes
Resumo: Na Amazônia Brasileira estima-se que cerca de 70 milhões de hectares estão aptos para o cultivo de oleaginosas sendo colocada como Políticas Públicas como um fator de inclusão social. No Estado do Amazonas, nove micro-usinas para extração mecânica de óleos vegetais de oleaginosas da Amazônia (andiroba, murumuru, buriti, babaçu, uricuri, cacau, cupuaçu, castanha de cotia, patauá, bacaba, etc), localizadas em oito municípios (Abonari, Amaturá, Carauari, Lábrea, Mamirauá, Manaquiri, Manicoré e Tabatinga). A capacidade total de produção e comercialização de óleo dessas micro-usinas, levando-se em consideração a capacidade do maquinário já instalado e o potencial de sementes nativas, poderá alcançar 600 toneladas anuais. Como resultado, cerca de 3 mil famílias estarão sendo beneficiadas diretamente com emprego e renda, face ao fato de que a cadeia produtiva das oleaginosas nativas da região demanda significativo contingente de mão-de-obra. Pelo lado dos produtores identifica-se a insuficiência de equipamentos para secagem e processamento de sementes; deficiência de logística das associações para a coleta de sementes nas comunidades produtoras e principalmente o controle de qualidade do produto. Este projeto faz parte do projeto multidiciplinar denominado Parque Tecnológico para Inclusão Social: rede de pesquisa, extensão e inovação tecnológica cujo objetivo está inserido no objetivo específico oito, o qual propõe incentivar a produção qualificada de espécies oleaginosas regionais, processamento de biodiesel e avaliação da aplicabilidade dos óleos fixos e voláteis na composição de produtos cosméticos seguros. Óleos fixos são ésteres de ácidos graxos e álcoois de cadeia longa, ou derivados afins. No entanto, maior parte desses constituintes pode oxidar em diferentes graus, sendo que os ácidos graxos insaturados são as estruturas mais suscetíveis a oxidação, além de sofrerem transformações químicas relacionadas aos processos de extração, transporte e/ou armazenamento. Quando os lipídios são expostos a fatores ambientais, como ar, luz, e temperatura, as reações de oxidação começam a produzir reações indesejáveis, como odor e sabor de ranço, descoloração e outras formas de deterioração. Com isso este projeto vem colaborar com tais conhecimentos, considerando que na região Amazônica a grande variedade de espécies oleaginosas são pouco conhecidas do ponto de vista científico e aplicação tecnológica. Para isso serão avaliados os 12 índices indicados pela farmacopéia Brasiléira, como: índice de acidez, índice de peróxido; índice de saponificação; índice de iodo, matéria insaponificável; índice de refração, ponto de fusão, densidade relativa, umidade e material volátil, impurezas insolúveis em éter,reação de Kreis e resíduo por incineração (cinzas), dentre os quais serão avaliados de acordo com cada coleta e extração, tais resultados nortearam a cadeia produtiva para uma possível certificação do produto.
Palavras-chave: Óleos fixos
Caracterização química de óleos
Oleaginosas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2624
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.