Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2639
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O currículo urbano da cidade de Manaus: um estudo sobre a estrutura física da cidade na perspectiva dos direitos humanos e da democratização urbana
Autor(a): Francisca Zonete Noronha Paiva
Orientador(a): Rosenir de Souza Lira
Resumo: Os Direitos Humanos foram declarados há várias décadas e a partir de então os países signatários têm o dever de desenvolver políticas que objetivem sua efetivação no âmbito de cada Estado. Políticas de inclusão social fazem parte do trajeto de garantir os direitos humanos em cada parte do território nacional. No que tange às políticas inclusivas encontramos, na cidade de Manaus, diversos segmentos sociais ainda bastante longe do atendimento de suas necessidades básicas por parte do poder público, não somente das políticas públicas básicas, mas, também e principalmente do DIREITO À CIDADE. Observando a estrutura urbana da cidade de Manaus, se vai verificar que as estruturas físicas dos aparelhos públicos não contemplam a mobilidade urbana de portadores de necessidades especiais, crianças e idosos. Essa proposta objetiva desenvolver um estudo preliminar da estrutura urbana de Manaus e da concepção de cidade planejada pelos técnicos governamentais e suas representações sociais de cidade democrática. Pretende conhecer e demonstrar a representação de cidade de segmentos portadores de necessidades especiais, crianças e idosos no tocante à concepção de uma cidade inclusiva e democrática.
Palavras-chave: Inclusão urbana
Cidade educadora
Currículo e cidade
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração e Planejamento
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2639
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.