Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2816
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Compreendendo a Participação Juvenil no Discurso de Adolescentes de uma Escola Pública da Cidade de Manaus
metadata.dc.creator: Nedir Santana de Melo Cunha de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Iolete Ribeiro da Silva
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa será realizado um estudo sobre a compreensão de jovens e adolescentes de uma escola pública acerca da temática Participação. É uma pesquisa qualitativa e tem como paradigma teórico a Psicologia sócio-histórica que percebe o indivíduo em sua totalidade, articulando dialeticamente os aspectos externos com os internos, considerando a relação do sujeito com a sociedade a qual pertence. O objetivo geral da pesquisa é compreender a participação juvenil no discurso de adolescentes de uma escola pública da cidade de Manaus. São objetivos específicos, conhecer o cotidiano de adolescentes em uma escola pública de Manaus, tendo como foco os processos de Participação dos alunos; analisar o nível de compreensão do conceito de Participação por adolescentes, bem como a vinculação desse conceito a suas vivências; identificar a existência de espaços em que são promovidos a Participação Juvenil no contexto escolar e como se processa a dinâmica desses espaços; identificar o significado da participação concebido por alunos de uma escola da rede pública de ensino; levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação de adolescentes e jovens e; analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de participação juvenil. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados será através de entrevista semi-estruturada, audiogravadas, e analisadas através do método de análise de conteúdo. Os sujeitos participantes da pesquisa serão 30 adolescentes e jovens provenientes de escola pública da cidade de Manaus. Esta pesquisa, ao seu término, abre margem para se criar um espaço na escola, de reflexão crítica, onde se pensará como promover um ambiente de desenvolvimento da autonomia e participação social ou se isso já ocorre na escola.
Abstract: 
Keywords: protagonismo/participação
adolescentes
estudantes
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas: Psicologia
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2816
Issue Date: 31-Jul-2012
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatorio_final_pibic_2012_nedir_Atual.pdf791,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.