Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2947
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da qualidade de silagens de capim canarana verdadeira (Echinochloa polystachya) com diferentes níveis de inclusão de subprodutos da agroindústria
metadata.dc.creator: Myllia Lopes Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Christiano Raphael de Albuquerque Borges
Resumo: A silagem de capim canarana verdadeira (Echinochloa polystachya), que é uma das principais espécies forrageiras presentes na região do baixo Amazonas, pode ser uma alternativa para alimentação no período de cheia do Rio Amazonas, no entanto, sua utilização na ensilagem fica comprometida pelo seu baixo teor de matéria seca. Tanto a composição químico-bromatológica quanto o valor nutritivo das silagens podem ser alterados através da adição de vários produtos no momento da ensilagem, influenciando o curso da fermentação e favorecendo a conservação das silagens. O experimento será realizado nas dependências do setor de zootecnia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ, localizado em Parintins, Amazonas. Serão avaliadas silagens de capim canarana (Echinochloa polystachya) enriquecidas com subprodutos do processamento do abacaxi (Ananas comosus L.,Merr.), acerola (Malpighia glabra) e goiaba (Psidium guajava L.). Cada subproduto será adicionado em níveis de 0; 5; 10 e 15 e 20% do peso ensilado. Serão utilizados 60 silos experimentais de PVC com 50 cm de comprimento por 100 mm de diâmetro, com 2,20 kg da mistura capim + subproduto + farelo das casca de mandioca desidratada. Após 80 dias serão coletadas amostras para a determinação do pH e dos teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA). A análise bromatológica das silagens será realizada no Laboratório de Nutrição Animal da própria instituição. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado, em um esquema fatorial 3x5 (três subprodutos e cinco níveis de inclusão), com quatro repetições. As análises de variância serão feitas pelo pacote computacional Minitab.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: suplementação
fermentação
aditivos
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Agrárias: Avaliacao de Alimentos para Animais
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2947
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.