Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3234
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O Tempo e o Espaço do Brincar na Educação Infantil: um estudo em uma escola do município de Parintins/AM
Autor(a): Andreza Damasceno Silva da Silva
Orientador(a): Patrícia dos Santos Trindade
Resumo: O presente trabalho pretende caracterizar, definir e questionar igualmente o tempo e o espaço reservado por uma instituição ensino de Educação Infantil para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao brincar, explicitando a forma como o fazem. Temos notado que criar condições para o brincar está sendo transferido, cada dia mais, do núcleo familiar para a esfera institucional mais ampla como creches, escolas e centros de lazer. No entanto, como a criança aprende a brincar muito cedo, ela precisa de alguém, de um outro significativo, disponível para brincar com ela. Mas será que o brincar é entendido e valorizado, principalmente pelas pessoas que cuidam e educam as crianças? Em que medida essas pessoas dão espaço, oferecendo tempo e oportunidades para o brincar? Procuramos entender estas questões que constituem o núcleo central desta pesquisa e que tem como objetivo geral compreender como se organiza o tempo e o espaço do brincar em uma instituição de Educação Infantil localizada no município de Parintins.
Palavras-chave: Brincar
Educação Infantil
Escola
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3234
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Multidisciplinar

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.