Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3234
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: O Tempo e o Espaço do Brincar na Educação Infantil: um estudo em uma escola do município de Parintins/AM
metadata.dc.creator: Andreza Damasceno Silva da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Patrícia dos Santos Trindade
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pretende caracterizar, definir e questionar igualmente o tempo e o espaço reservado por uma instituição ensino de Educação Infantil para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao brincar, explicitando a forma como o fazem. Temos notado que criar condições para o brincar está sendo transferido, cada dia mais, do núcleo familiar para a esfera institucional mais ampla como creches, escolas e centros de lazer. No entanto, como a criança aprende a brincar muito cedo, ela precisa de alguém, de um outro significativo, disponível para brincar com ela. Mas será que o brincar é entendido e valorizado, principalmente pelas pessoas que cuidam e educam as crianças? Em que medida essas pessoas dão espaço, oferecendo tempo e oportunidades para o brincar? Procuramos entender estas questões que constituem o núcleo central desta pesquisa e que tem como objetivo geral compreender como se organiza o tempo e o espaço do brincar em uma instituição de Educação Infantil localizada no município de Parintins.
Keywords: Brincar
Educação Infantil
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3234
Issue Date: 31-Jul-2013
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Multidisciplinar

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.