Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3309
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Gêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática
metadata.dc.creator: Adiane Fernandes de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Teresa Cristina Nascimento
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho realiza as investigações propostas no âmbito do curso de Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Universidade Federal do Amazonas; insere-se no campo da Lingüística Aplicada, é uma pesquisa interpretativista, que focaliza a linguagem de uma perspectiva processual, consoante com a natureza subjetiva do objeto de estudo a transposição didática da teoria dos gêneros textuais para situações que contribuam para o desenvolvimento da habilidade de leitura em inglês. Essa transposição será materializada por meio de um curso on line de leitura instrumental em Língua Inglesa para Informática. Na perspectiva adotada, esse curso é atividade meio e não fim, pois o processo de construção deste recurso constitui parte do corpus a ser analisado. Ancora-se esta pesquisa na teoria dos gêneros textuais, balizada pelo interacionismo sócio-discursivo , cujas concepção e a abordagem da língua conduzem à compreensão de gênero como unidades psicológicas que são as ações de linguagem, durante as quais capacidades são mobilizadas e operações psicológicas são realizadas pelo usuário da língua, a fim de que sentidos sejam construídos, tanto na produção quanto na recepção de textos. Para análise dos gêneros, considerar-se-á que o processo de construção de sentidos, seja na compreensão ou na produção de textos, orais e escritos, comportam quatro operações, que sugerem um percurso que (i) toma como ponto partida o reconhecimento e análise do contexto de produção, circulação e recepção do texto e o reconhecimento do gênero a contextualização; (ii) em seguida, identifica-se o tema abordado tematização; (iii) depois, reconhecem-se os valores e os posicionamentos que o texto veicula em relação ao tema desenvolvido enunciação; (iv) finaliza-se com o estudo das seqüências discursivas que constituem o texto textualização.
Resumen : 
Palabras clave : gêneros textuais
inglês instrumental
informática
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas: Ciencias Humanas
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3309
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.