Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3309
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Gêneros textuais como estratégia de leitura Instrumental de textos em inglês da área da Informática
Autor(a): Adiane Fernandes de Sousa
Orientador(a): Teresa Cristina Nascimento
Resumo: Este trabalho realiza as investigações propostas no âmbito do curso de Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Universidade Federal do Amazonas; insere-se no campo da Lingüística Aplicada, é uma pesquisa interpretativista, que focaliza a linguagem de uma perspectiva processual, consoante com a natureza subjetiva do objeto de estudo a transposição didática da teoria dos gêneros textuais para situações que contribuam para o desenvolvimento da habilidade de leitura em inglês. Essa transposição será materializada por meio de um curso on line de leitura instrumental em Língua Inglesa para Informática. Na perspectiva adotada, esse curso é atividade meio e não fim, pois o processo de construção deste recurso constitui parte do corpus a ser analisado. Ancora-se esta pesquisa na teoria dos gêneros textuais, balizada pelo interacionismo sócio-discursivo , cujas concepção e a abordagem da língua conduzem à compreensão de gênero como unidades psicológicas que são as ações de linguagem, durante as quais capacidades são mobilizadas e operações psicológicas são realizadas pelo usuário da língua, a fim de que sentidos sejam construídos, tanto na produção quanto na recepção de textos. Para análise dos gêneros, considerar-se-á que o processo de construção de sentidos, seja na compreensão ou na produção de textos, orais e escritos, comportam quatro operações, que sugerem um percurso que (i) toma como ponto partida o reconhecimento e análise do contexto de produção, circulação e recepção do texto e o reconhecimento do gênero a contextualização; (ii) em seguida, identifica-se o tema abordado tematização; (iii) depois, reconhecem-se os valores e os posicionamentos que o texto veicula em relação ao tema desenvolvido enunciação; (iv) finaliza-se com o estudo das seqüências discursivas que constituem o texto textualização.
Palavras-chave: gêneros textuais
inglês instrumental
informática
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3309
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.