Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3374
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Um estudo acerca dos significados da Igualdade de Direitos da população LGBT na escola na perspectiva dos professores do ensino médio
Autor(a): Francisney da Silva Lima
Orientador(a): Iolete Ribeiro da Silva
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral compreender os significados da Igualdade de Direito da população LGBT na escola na perspectiva dos professores do ensino médio. e, especificamente levantar Projetos de promoção da igualdade de direitos da população LGBT nas Secretarias de Educação do Município de Manaus e do Estado do Amazonas e Identificar o discurso dos professores a respeito das propostas dos projetos de Igualdade de Direitos na Escola e Diversidade Sexual. Vai se concentrar nos pressupostos teóricos da Psicologia Social, pois pretende estudar o comportamento através das influências sociais, com base na visão de mundo de um determinado grupo e compreender os processos envolvidos nas relações desse grupo (LANE, 2006; MACHADO, 2007) e será norteado pela linha de pesquisa em Processos Psicossociais. A relevância dessa pesquisa é norteada em como a psicologia pode atuar para a minimização de conflitos acerca da implementação de políticas educacionais frente à Diversidade Sexual e se os professores estão abertos para o recebimento de formação e discussão sobre a temática, haja vista que os professores, durante a implantação e execução de Projetos voltados à Diversidade, serão as pessoas fundamentais para fazer emergir conhecimentos e fomentar os discursos igualitários. Espera-se com esta pesquisa perceber a consciência crítica do professor enquanto ser político e agente na participação da transformação social, identificar mecanismos que podem reforçar ou embargar implantação de projetos desta natureza no setor educacional e assim ser uma ferramenta de intervenção e ampliar os estudos sobre Diversidade Sexual e Educação.
Palavras-chave: Educação
Diversidade Sexual
Igualdade de Direitos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3374
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Final_Diversidade_PIBIC.pdf468,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.