Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3655
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: ESPACIALIZAÇÃO DA PROCEDÊNCIA DE HORTALIÇAS NÃO CONVENCIONAIS COMERCIALIZADAS NAS CIDADES DE MANAUS, IRANDUBA e MANACAPURU, AM
metadata.dc.creator: Djalma Jacaúna Neves Pereira Júnior
metadata.dc.contributor.advisor1: Sandra do Nascimento Noda
Resumo: No estado do Amazonas a produção e o abastecimento de produtos oriundos da agricultura, na atualidade, vêm caracterizando uma visão empresarial de produção, circulação e consumo dos produtos numa experiência produtiva dotada de racionalidade econômica e tecnológica. Nessa racionalidade, grande parte dos produtos comercializados nas áreas urbanas é representada pelas espécies hortícolas sendo importante averiguar a participação das hortaliças não convencionais neste processo. Isto porque a espacialização da produção destas plantas permite a racionalidade ambiental no uso das terras e terrenos agrícolas alvo de propostas políticas de desenvolvimento e sustentabilidade regional. Isto porque, os plantios permitem manter as condições naturais do ambiente e a exploração sustentada dos recursos naturais. Atendendo desta maneira, as necessidades atuais de vida sem colocar em risco a reprodução social das gerações futuras. Salienta-se a importância da caracterização dos mercados de recursos naturais para a compreensão da racionalidade ambiental em espaços sociais onde existe uma cadeia de atores sociais hierarquizada de funcionamento espacial dos canais de mercado para os produtos naturais e das hortaliças não convencionais. Utilizando-se da abordagem sistêmica para a compreensão dos canais de circulação dos produtos nos mercados locais e o método estudo de caso buscar-se-á a partir de informações obtidas nos equipamentos de abastecimento detalhar a procedência e mapear as áreas de ocorrências e concentração das hortaliças não convencionais para recomposição de Banco de Dados alfanumérico e de imagens do NETNO Núcleo de Etnoecologia na Amazônia brasileira. Concomitante serão utilizadas técnicas de georeferênciamento para elaboração de mapas com características cartográficas fazendo uso de software trackmaker e imagens de satélite para organização e análise dos dados na perspectiva da espacialidade da origem regional das hortaliças não convencionais.
Resumo em outro idioma: 
Palavras-chave: Espécies hortícolas
Amazônia
Abastecimento
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências Agrárias: Agronomia
Idioma: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Fund. Des. Agrícola
Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3655
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.