Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3864
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Aplicação de Virtual Screening para avaliação de alcaloides como potenciais inibidores da N-myristoyltransferase presente no gênero leishmania
Autor(a): Sinara dos Santos
Orientador(a): Alexandre Mascarenhas Alecrim
Resumo: A leishmaniose é uma doença zoonótica que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta milhões de pessoas no mundo. É classificada pelos Médicos Sem Fronteira (MSF) e OMS como uma doença negligenciada, em função da falta de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos por parte dos grandes conglomerados farmacêuticos. É causada por protozoários do gênero Leishmania, pertencentes a família Trypanosomatidae. Existem 23 espécies pertencentes a esse gênero mas apenas 17 parasitam o homem. O tratamento padrão da leishmaniose baseia-se principalmente na utilização de drogas derivadas de antimônio pentavalente, como o Glucantime e o Pentostan. Devido ao surgimento de resistência, por parte do parasita, aos medicamentos de primeira escolha iniciou-se, em escala mundial, a busca pelo desenvolvimento de drogas especificas e eficientes contra a leishmaniose. Um dos maiores avanços neste sentido foi a decodificação do genoma da Lieshmania mayor, pois tornou possível determinar alvos macromoleculares específicos para o desenvolvimento racional de fármacos. Existem alvos macromoleculares validados para leishmaniose, como a Tripanotioana Redutase e mais recentemente a N-myristoyltransferase os quais podem ser utilizados no desenvolvimento racional de medicamentos eficientes e específicos para o tratamento da leishmaniose. O screening virtual utiliza metodologias de docking para avaliar a afinidade de compostos orgânicos com os sítios ativos de uma enzima, identificando o composto mais promissor para o desenvolvimento de um inibidor especifico da atividade da enzima. Nas ultimas décadas, dezenas de produtos naturais com atividade leishmanicida, descrita em testes in vitro e in vivo, foram isolados e tiveram sua estrutura molecular descrita. Apenas alguns desses compostos tiveram sua atividade descrita e os demais permanecem como uma imenso potencial inexplorado. Metodologias de ligante-docking permitem averiguar se um grupo de compostos apresenta afinidade, isto é podem ser inibidores, de uma determinada enzima. A escolha da N-myristoyltransferase como alvo macromolecular deve-se ao fato de alguns desses compostos já terem sido testados com a Tripanotiona Redutase e apresentarem resultados negativos, indicando que suas atividade biológicas originam-se em outra via metabólica. Neste sentido este projeto busca avaliar a afinidade de um grupo de teste, composto por 30 alcalóides, frente a N-myristoyltransferase.
Palavras-chave: leishmania, N-myristoyltransferase, Virtual Screening
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICO-QUÍMICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3864
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.