Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4211
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: As brincadeiras tradicionais e processo pedagógico na Educação Infantil
Autor(a): Aldilza Gonçalves Viana
Orientador(a): Luiz Carlos Cerquinho de Brito
Resumo: Este projeto de iniciação científica busca investigar o caráter educativo nas brincadeiras tradicionais na formação da criança, atentando para a formação de processos de identidade e da dinâmica pedagógica na escola da educação infantil. O projeto parte de perspectiva dos fundamentos da educação (psicologia e antropologia) entendendo que as brincadeiras e os jogos se constituem em fator de desenvolvimento da criança, nos aspectos da imaginação, da corporeidade, da afetividade, estando diretamente relacionados com a apropriação dos códigos culturais, dos modos de comportamento da cultural adulta. O projeto tem como perspectiva metodológica a investigação bibliográfica e documental, centradas na literatura acerca da cultura e brincadeira infantil, bem como dos materiais didáticos oficiais do Ministério da Educação para a Educação infantil.
Palavras-chave: Brincadeiras
Educação Infantil
Processo pedagógico
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4211
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.