Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4667
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Os significados da escolarização para travestis que moram na cidade de Manaus
Autor(a): Ane Caroline Coutinho Nunes
Orientador(a): Iolete Ribeiro da Silva
Resumo: Nesta pesquisa investigar-se-á os significados do processo de escolarização para travestis que moram na cidade de Manaus, para construir o mesmo, partiremos de uma perspectiva sócio- histórica, a qual tem como pressuposto epistemológico, o materialismo histórico- dialético, que nos permite encontrar o sujeito construído em uma relação dialética com a realidade, bem como valorizar os contextos históricos e culturais que atravessam sua subjetividade. Resgatar-se-á, a construção histórica da escola e o seus papel social, político e pedagógico nos processos de formação das subjetividades e as consequências no desenvolvimento psíquico, cognitivo, afetivo e social de um sujeito, na medida em que suas demandas e especificidades não são atendidas durante os anos do estudo formal. Mediante o apresentado acima, temos como objetivo geral Investigar quais os significados do processo de escolarização para travestis que moram na cidade de Manaus. e como objetivos específicos, identificar qual o lugar atribuído ao processo de escolarização em suas trajetórias de vida, conhecer se existem entraves para sua permanência nos contextos de escolarização e quais são eles; Indicar quais as possíveis estratégias utilizadas pelas travestis para dar continuidade ao processo de escolarização. Como metodologia utilizar-se-á a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cujo instrumento adotado será uma entrevista semiestruturada, contendo perguntas norteadoras. Para a análise de dados será utilizada a análise dos núcleos de significações.
Palavras-chave: Travestis
Escolarização
Significados
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Psicologia
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4667
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório_final_com_parecer.pdf675,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.