Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5442
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: O gênero literário nos livros didáticos: um olhar orgânico sobre o ensino da Língua Portuguesa
metadata.dc.creator: Evandro Oliveira Reis Júnior
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça
metadata.dc.description.resumo: A proposta da pesquisa apresentada neste projeto insere-se dentro das perspectivas teórico-epistemológicas da Linguística Aplicada, sobretudo aquela ancorada num ideal operacional, reflexivo e interacional de ensino associada a uma visão sócio histórica e dialógica da Linguagem. Nesse sentido, desdobra-se no intuito de colaborar com os estudos que se orientam na busca de entendimento e melhorias para o avanço qualitativo do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. Nessa diretriz, sua contribuição visa à apreensão da abordagem dos textos pertencentes ao gênero literário, a fim de verificar se esses aparecem inseridos no contexto de ensino da língua/linguagem, em conformidade com a perspectiva atualmente vigente de ensino no país ou se aparecem como conteúdo curricular independente, ainda arraigado a uma concepção retrógrada.
Keywords: Livro Didático
Gênero Literário
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Língua e Literatura Portuguesa
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5442
Issue Date: 31-Jul-2016
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIB_H_0075_2015_Relatório_Final.pdf2,36 MBAdobe PDFView/Open
PIB_H_0075_2015_Relatório_Final.pdf.txtExtracted text132,55 kBTextView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.