Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5652
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A concepção dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências - Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA-UFAM) sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de química
metadata.dc.creator: Silva, Luiz Eduardo Lima da
metadata.dc.contributor.advisor1: Alexandre Mascarenhas Alecrim
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, João Henrique Frota
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rafael Bel Prestes da
metadata.dc.description.resumo: Os avanços tecnológicos provocaram modificações no contexto educacional, por isso passou-se a debater o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação, suas implicações no ambiente escolar enquanto ferramenta didática e como a formação inicial docente deveria se modificar para se apropriar dessa “novidade” e utilizá-la de modo a promover a qualidade do Ensino. Diante do que os Autores discutem sobre o uso de TICs no Ensino de Química e suas implicações para a formação inicial docente, este projeto teve como objetivo analisar as concepções dos alunos do curso de Ciências: Biologia e Química sobre o uso das TICs como recurso didático para o Ensino de Química. Foi uma pesquisa de cunho descritivo-qualitativo, para tanto realizou-se entrevistas com questionários semiestruturados contendo perguntas abertas e fechadas. O alvo dessa pesquisa foram os discentes do curso que anteriormente a pesquisa cursaram as disciplinas de Prática Curricular em Química e estavam, na ocasião da pesquisa, aptos a realizar ou haviam realizado a disciplina de Estágio Supervisionado em Química. Esta pesquisa realizou-se no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, situado na sede do município de Humaitá -AM. Com base nos dados obtidos, pode-se observar que a maioria dos entrevistados tem constante contato com as TICs no seu dia a dia, fazendo uso delas e tendo ciência de como utilizá-la, ainda que superficialmente, em seu favor para realizar pesquisas e planejar suas atividades pedagógicas. Dentre as tecnologias mais utilizadas estão o celular, o notebook e a internet, peças fundamentais ao longo do Estágio Supervisionado. Algumas dificuldades foram mencionadas, mas não foi possível explorar a fundo quais eram ou o que as ocasionaram.
Abstract: The technological advances caused changes in the educational context, so it was discussed the role of Information and Communication Technologies (ICTs) in Education, its implications in the school environment as a didactic tool and how initial teacher training should be modified to appropriate of this "novelty" and to use it in a way that promotes the quality of Teaching. Faced with the authors discussing the use of ICT in teaching chemistry and its implications for initial teacher training, this project aimed to analyze the conceptions of students of the course of Sciences: Biology and Chemistry on the use of ICT as a didactic resource for Teaching Chemistry. It was a descriptive-qualitative research, for which we conducted interviews with semi-structured questionnaires containing open and closed questions. The aim of this research was the students of the course who previously studied the subjects of Curricular Practice in Chemistry and were, at the time of the research, able to carry out or had carried out the discipline of Supervised Internship in Chemistry. This research was carried out at the Institute of Education, Agriculture and Environment of the Federal University of Amazonas, located at the headquarters of the municipality of Humaitá -AM. Based on the data obtained, it can be observed that most of the interviewees have constant contact with ICTs in their daily lives, making use of them and being aware of how to use it, albeit superficially, in their favor to carry out research and to plan their pedagogical activities. Among the technologies most used are the mobile phone, the notebook and the internet, fundamental pieces throughout the Supervised Stage. Some difficulties were mentioned, but it was not possible to explore in depth what they were or what caused them.
Keywords: Formação Inicial
Química
TICs
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
Citation: SILVA, Luiz Eduardo Lima. A concepção dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências - Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA-UFAM) sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de química. 2019. 37 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-Am, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5652
Issue Date: 11-Jul-2019
metadata.dc.subject.controlado: Química - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LuizEduardoSilva.pdf990,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.