Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5665
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Ferreira, Dirlei Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Fábio Júnior Pimentel da
metadata.dc.contributor.referee1: Guilherme, Adriano Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Pedrozo, Eduardo Bruno Lima
metadata.dc.description.resumo: O Quadrado Mágico tem uma história longa e proporciona uma forma lúdica de desenvolver o raciocínio lógico entre alunos. Por outro lado, a Teoria de Grupos é abstrata mas tem manifestações concretas na teoria do quadrado mágico, como por exemplo, o grupo de simetrias do quadrado. Este trabalho tem como objetivo introduzir os conceitos de Grupo de Simetria na educação básica por meio do Quadrado Mágico. Assim, analisamos o quadrado mágico e sua contribuição para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e alguns aspectos básicos da teoria de grupos. Esse trabalho foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril. Foi realizada uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e quantitativo, em que foi avaliada de forma descritiva a evolução dos alunos no aspecto cognitivo em relação ao conteúdo aplicado. Foram aplicados dois questionários, um inicial para avaliar os conhecimentos dos alunos em relação ao conteúdo, e outro após aplicação do trabalho para identificar os resultados da pesquisa. Por fim, observou-se melhorias quanto a participação e desempenho dos alunos nas atividades realizadas a partir de uma abordagem metodológica diferenciada por meio do Quadrado mágico
Abstract: The Magic Square has a long history and provides a playful way to develop logical thinking among students. On the other hand, Group Theory is abstract but has concrete manifestations in the magic square theory, such as the square symmetry group. This paper aims to introduce the concepts of Symmetry Group in basic education through the Magic Square. Thus, we analyze the magic square and its contribution to develop students' logical reasoning and some basic aspects of group theory. This work was developed with students of the 9th grade of Elementary School of Prefect Alexandre Montoril State School. A qualitative and quantitative field research was carried out, in which the students' evolution in the cognitive aspect in relation to the applied content was descriptively evaluated. Two questionnaires were applied, one initial to evaluate the students' knowledge regarding the content, and another after applying the work to identify the research results. Finally, there were improvements regarding the participation and performance of students in the activities performed from a different methodological approach through the Magic Square.
Keywords: Grupos
Simetria
Quadrado Mágico
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde e Biotecnologia
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
Citation: FERREIRA, Dirlei Corrêa. Grupo de simetria ao quadrado mágico: contribuição para aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2019. 42 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5665
metadata.dc.subject.controlado: Quadrados mágicos
Simetria (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Didática
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-DirleiFerreira.pdfTCC1,58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons