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Tipo de documento: E-book
Título: Estratégias gerenciais e o fluxo de valores
Título(s) alternativo(s): Management strategies and the flow of values
Autor(a): Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa
Resumo: Este trabalho toma o tema da Educação a Distância – EaD, sob uma perspectiva do desenvolvimento estratégias gerenciais e o fluxo de valor no processo de tutoria no sistema público de ensino a distância, visando à redução dos índices de evasão discente dos cursos de graduação no contexto do Estado do Amazonas, tomando-se como base as ações gerenciais e estratégias desenvolvidas pelos Institutos Públicos de Ensino Superior - IPES - de diferentes polos regionais de EaD no Brasil. Neste tabalho, contempla-se ainda a perspectiva dos tutores a distância e os discentes persistentes acerca de quais estratégias gerenciais aplicadas no processo de tutoria têm correlação com a motivação e persistência no curso mitigando a evasão acadêmica em EaD. E a partir dessas concepções, buscou-se mapear o fluxo de valor futuro – VSM para o processo de tutorial do Programa Nacional de Administração Pública – PNAP/AM com a projeção das melhores práticas sugeridas pelos coordenadores, tutores e discentes com vistas a reduzir os índices de evasão discente, um aspecto da educação a distância que tem sido estudado de diferentes ângulos demográficos e socioeconômicos que envolve os fatores que afetam o sucesso ou persistência e o fracasso dos alunos (MOORE e KEARSLEY, 2011). Como bem esclarece Levy (2007), de forma tradicional a evasão é estudada com uma perspectiva demográfica e socioeconômica, verificando-se como fatores determinantes a idade, o sexo, a renda familiar, o tipo de escola secundária que o estudante frequentou, dentre outros. Além dos fatores supracitados, há uma série de outros aspectos que podem interferir na decisão de um estudante em continuar ou não em um curso. Nesse sentido, é importante compreender os fatores que causam a evasão, bem como a persistência dos alunos, e as suas relações, com a finalidade de oferecer subsídios aos dirigentes institucionais e à comunidade acadêmica para decisões paliativas e preventivas do problema, maximizando a utilização das vagas oferecidas na educação superior brasileira (COMARELLA, 2009). Estudos de Shim e Kim desenvolvidos no ano de 1999 detectaram que na Ásia os índices chegam a atingir 50% de evasão discente. Wang e Wu desenvolveram, em 2004, estudos onde as taxas de evasão em EaD na educação superior a distância na Venezuela chegam a 79%, e na Universidade Aberta de Tailândia chegam a 62% após dois anos de um curso. Na Universidade de EaD do Paquistão, o índice de evasão chegou a 99,5% no final do primeiro semestre (COMARELLA, 2009). Pesquisas de Tresman (2002), evidenciaram que, em média, 15% dos estudantes que nunca tiveram experiências em EaD abandonam o curso nos três primeiros meses, e os estudantes com experiência totalizam 10% no mesmo período. Após três meses, as evasões tornam-se mais esparsas até o final do curso. Estes exemplos mostram que os cursos de EaD perdem geralmente a metade ou mais de seus estudantes, principalmente nos três primeiros meses dos cursos. E nesse cenário, a evasão e a persistência discente configuram-se como fenômenos complexos, que são decorrentes de inúmeros fatores que influenciam na decisão do estudante em permanecer ou não em um curso, afetando as instituições de ensino por causar desperdício de recursos econômicos, sociais e humanos. Em certas áreas do conhecimento, a evasão discente apresenta uma relativa homogeneidade de comportamento, mesmo se levadas em consideração as diferenças entre as instituições de ensino e as peculiaridades socioeconômicas e culturais de cada país (BRASIL, 1996; COMARELLA, 2009). Nesse contexto, a escassez de recursos e as limitações estruturais exigem que muitas organizações, inclusive dos Institutos Públicos de Ensino Superior - IPES, que trabalham com serviços educacionais, busquem padrões cada vez mais elevados de eficiência, devendo ser alcançada por meio de soluções como melhorias na gestão de processos. Vários autores, dentre os quais se destacam Belloni (2001), Gonzalez (2009), Gomes (2009), Moraes (2010) e Mattar (2011), apontam a adoção da EaD como um método de ensino alternativo ao presencial na formação de alunos, a partir dos cursos fundamentais. No entanto, na atualidade essa modalidade de ensino tem avançado na direção dos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Vários olhares de diferentes áreas do conhecimento em economia, sociologia e administração têm se preocupado com sua adoção e tentado mensurar sua efetividade e capacidade de contribuir na formação acadêmica. Como se sabe, a região amazônica possui distâncias continentais, além de apresentar barreiras logísticas enormes ao deslocamento dos alunos, bem como dificuldades de implantação de campi avançados nos 62 (sessenta e dois) municípios que compõem o Estado do Amazonas. Locais de difícil mobilidade da população para os centros e campi universitários têm encontrado na EaD seu locus ideal de aplicação, alcançando expressivo significado no sistema educativo como forma de inclusão social, formação de profissionais, elemento de cidadania, dentre outros. O Amazonas é um Estado com características sui generis no Brasil em termos de extensão territorial, sendo possuidor de uma imensa e densa floresta tropical e todo um conjunto de biossistemas correlacionados, possuindo extensões expressivas de bacias hídricas, e para complicar, como seria natural dizer, como “área cobiçada” internacionalmente. Isso remete imediatamente à promoção de esforços para que a mesma constitua uma unidade republicana integrada ao Brasil. Com suas diferenças, é claro, pela geologia, topografia, composição de biomas, culturas, dentre outros, mas que encontre padrões de excelência em educação, literalmente competindo em qualidade educacional com os demais estados brasileiros. Embora possa ser construída com base em diferentes modelos pedagógicos, a EaD é educação, e não simplesmente um sistema tecnológico, ou apenas mais um meio de comunicação, como muitos pensam, e nesse contexto, visões distorcidas permeiam muitos programas de EaD e podem ser responsáveis por casos de insucessos. O EaD, que, segundo Moraes (2010), engloba diversas maneiras de organizar as atividades de ensino e aprendizagem, incluindo as diferentes formas de estimular e assistir o estudo independente, a autoinstrução e, agregue-se a isso, um fato elementar em sociedades organizadas: o sistema escolar também tem a função de certificar e validar publicamente essa aprendizagem. A motivação da tese teve sua origem no ato de observar as necessidades relacionadas ao desenvolvimento das capacidades gerenciais e de estratégias de tutoria para reduzir os índices de evasão discente dos cursos de graduação no contexto do Estado do Amazonas, aliados ao franco crescimento da aplicação de ferramentas da produção enxuta, como o Mapeamento do Fluxo de Valor – MFV em diversas áreas de atuação, pois grande parte das pesquisas nacionais e internacionais dedica-se a explicar aspectos como características, gestão, estrutura e funcionamento. Além disso, questões de relevo, aos quais se pretende abranger, como a perspectiva do desenvolvimento das capacidades estratégicas e gerenciais no processo de tutoria para reduzir os índices de evasão discente dos cursos de graduação, tomando-se como base as ações gerenciais e estratégias desenvolvidas pelos Institutos Públicos de Ensino Superior - IPES de diferentes polos regionais de EaD no Brasil, ainda não foram explorados no contexto local na forma aqui proposta. E adentrando na questão da EaD sob uma perspectiva sistêmica e processual, nas palavras de um dos criadores da Reengenharia, Davenport (1994, p.6- 8), um processo é simplesmente “um conjunto de atividades estruturadas e medidas, destinadas a resultar num produto especificado para um determinado cliente ou mercado”. [...] É, portanto, uma “ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim e inputs e outputs claramente identificados: uma estrutura para a ação”. [...] A adoção de uma abordagem de processo “significa a adoção do ponto de vista do cliente”. De acordo com Baldam et al. (2008), o processo contempla um encadeamento de atividades executadas dentro de uma companhia ou organização, que transformam entradas em saídas. Partindo desse pressuposto, pode-se destacar que um processo é, quase sempre, constituído de diferentes operações e mesmo quando o mesmo é bem projetado, bem como suas atividades planejadas e controladas, todas as operações são passíveis de melhorias. Recentemente, a ênfase mudou marcadamente no sentido de que se fazerem melhorias nos processos, configura-se como uma das principais responsabilidades de uma organização. No processo de melhorias contínuas não é o tamanho de cada passo que é importante. Mais do que isso, é a probabilidade de que a melhoria vai continuar. Não é a taxa de melhoria que é importante na melhoria contínua, é o momentum da melhoria. Não importa se melhorias sucessivas são pequenas. O que de fato importa é que todo mês (ou semana, ou trimestre, ou qualquer que seja o período adequado) alguma melhoria tenha de fato acontecido. Além disso, as melhorias contínuas podem ainda contribuir para a prevenção de falhas e como se pode recuperar o processo quando essa falha ocorre. Segundo Slack et al. (2006), o processo de melhorias contínuas adota uma abordagem de melhoria de desempenho que presume mais e menores passos de melhoria incremental. Este processo não se preocupa com a promoção das pequenas melhorias por si, ele vê as pequenas melhorias, todavia, como tendo uma vantagem significativa sobre as grandes, pois elas podem ser seguidas de uma forma relativamente imperceptível por outras pequenas melhorias. As melhorias contínuas no processo de gestão representam um papel decisivo entre as ações que vêm sendo tomadas para enfrentar desafios e atender às exigências do mercado, em constante mudança devido à demanda por novos produtos e serviços. E, para sobreviver em um ambiente competitivo e globalizado, as empresas, inclusive as públicas, devem ser flexíveis para se adaptar a estas mudanças, desenvolvendo produtos e serviços com maior rapidez, para ter maior capacidade de reação ao mercado e aproveitar as oportunidades. Seja na área de produtos ou serviços, existem crescentes exigências por parte dos clientes, tais como melhor qualidade, maior variação de modelos de produtos ou serviços, entregas mais confiáveis e menores custos. Nesse contexto, recorre-se a visão de De Sordi (2008) que ressalta que o conhecimento na área de gestão de processos, é um ativo essencial das organizações, sejam elas públicas ou privadas, em contraste com a importância dos recursos materiais e dos ativos financeiros no passado. Acerca do Value Stream Mapping – VSM destaca-se que o mesmo consiste no desenho de todos os processos por onde passam os produtos “capturando as informações relevantes para o entendimento dos mesmos. Assim, obtém-se uma visão sistêmica do processo, admitindo as melhorias que afetam o fluxo” (BENETTI, 2010, p.61). O VSM é uma ferramenta da gestão de processos que assume grande relevância para os gestores com indicativos de aplicação em EaD. Por meio dele se pode identificar os pontos fortes, elementos essenciais para que o sistema e os processos tenham eficácia funcional, priorizando e evitando as deficiências, contribuindo dessa forma para o sucesso do negócio. Nesse sentido, os gestores de EaD devem levar em consideração que a EaD se constitui em um sistema social aberto, no qual o meio ambiente tem grande influência, existindo interdependência entre seus elementos. Em virtude da importância da EaD na democratização do conhecimento, espera-se que essa tese possa contribuir de alguma forma para a sociedade, pois acredita-se que pesquisas acerca desse tema sejam importantes na consolidação dessa modalidade de ensino e aprendizagem, que é uma alternativa de acesso ao sistema educacional para muitas pessoas.
Palavras-chave: Ensino à distância
EaD - Estratégias gerenciais
EaD - Fluxo de valor
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5862
Data do documento: 28-abr-2021
Vocabulário controlado: Estratégias gerenciais
Fluxo de valor
Sistema público de ensino
Tutores a distância
Aparece nas coleções:E-book - Ciências Sociais Aplicadas

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