Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6495
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello |
Autor(a): | Miura, Ellen Yurika |
Orientador(a): | Nishikido, Linda Midori |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sambuichi, Ernesto Atsushi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pimentel, Camila Regina Ferracioli |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar um material de apoio que pudesse ser utilizado como ferramenta lúdica para melhorar o aprendizado dos alunos da Escola Professora Josephina de Mello e ajudá-los a alcançar um aprendizado significativo dos conteúdos de língua japonesa. Como fundamentação teórica, utilizou-se a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel (MOREIRA, 1999) e realizou-se pesquisas sobre uso de jogos e atividades lúdicas no ensino de línguas estrangeiras. Aplicou-se o jogo de tabuleiro sugoroku na turma 3A do 8° e 9° ano durante o ano de 2020, como forma de revisão para as avaliações escritas realizadas na escola e as notas obtidas pelos alunos foram analisadas qualitativa e quantitativamente, obtendo um resultado satisfatório em termos de aprendizagem da língua japonesa. |
Resumo em outro idioma: | The present research aimed to develop and analyze a support material that could be used as a playful tool to improve the learning of students at Escola Professora Josephina de Mello and help them to achieve a significant learning of Japanese language content. As a theoretical foundation, the theory of meaningful learning by David Ausubel (MOREIRA, 1999) was used and research was carried out on the use of games and recreational activities in the teaching of foreign languages. The sugoroku board game was applied in class 3A of the 8th and 9th grade during the year 2020, as a form of review for the written tests carried out at the school and the grades obtained by the students were analyzed qualitatively and quantitatively, obtaining a result satisfactory in terms of learning the Japanese language. |
Palavras-chave: | Atividade lúdica Sugoroku Ensino de língua japonesa Escola Professora Josephina de Mello |
Área de conhecimento - CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6495 |
Vocabulário controlado: | Língua japonesa - Estudo e ensino Sugoroku Jogos de tabuleiro |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EllenMiura.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.