Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6495
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello |
metadata.dc.creator: | Miura, Ellen Yurika |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nishikido, Linda Midori |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sambuichi, Ernesto Atsushi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pimentel, Camila Regina Ferracioli |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar um material de apoio que pudesse ser utilizado como ferramenta lúdica para melhorar o aprendizado dos alunos da Escola Professora Josephina de Mello e ajudá-los a alcançar um aprendizado significativo dos conteúdos de língua japonesa. Como fundamentação teórica, utilizou-se a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel (MOREIRA, 1999) e realizou-se pesquisas sobre uso de jogos e atividades lúdicas no ensino de línguas estrangeiras. Aplicou-se o jogo de tabuleiro sugoroku na turma 3A do 8° e 9° ano durante o ano de 2020, como forma de revisão para as avaliações escritas realizadas na escola e as notas obtidas pelos alunos foram analisadas qualitativa e quantitativamente, obtendo um resultado satisfatório em termos de aprendizagem da língua japonesa. |
Resumen : | The present research aimed to develop and analyze a support material that could be used as a playful tool to improve the learning of students at Escola Professora Josephina de Mello and help them to achieve a significant learning of Japanese language content. As a theoretical foundation, the theory of meaningful learning by David Ausubel (MOREIRA, 1999) was used and research was carried out on the use of games and recreational activities in the teaching of foreign languages. The sugoroku board game was applied in class 3A of the 8th and 9th grade during the year 2020, as a form of review for the written tests carried out at the school and the grades obtained by the students were analyzed qualitatively and quantitatively, obtaining a result satisfactory in terms of learning the Japanese language. |
Palabras clave : | Atividade lúdica Sugoroku Ensino de língua japonesa Escola Professora Josephina de Mello |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6495 |
metadata.dc.subject.controlado: | Língua japonesa - Estudo e ensino Sugoroku Jogos de tabuleiro |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EllenMiura.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.