Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6495
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Criação de um material auxiliar para o ensino da língua japonesa aos alunos do 8° e 9° ano da Escola Professora Josephina de Mello
metadata.dc.creator: Miura, Ellen Yurika
metadata.dc.contributor.advisor1: Nishikido, Linda Midori
metadata.dc.contributor.referee1: Sambuichi, Ernesto Atsushi
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Camila Regina Ferracioli
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar um material de apoio que pudesse ser utilizado como ferramenta lúdica para melhorar o aprendizado dos alunos da Escola Professora Josephina de Mello e ajudá-los a alcançar um aprendizado significativo dos conteúdos de língua japonesa. Como fundamentação teórica, utilizou-se a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel (MOREIRA, 1999) e realizou-se pesquisas sobre uso de jogos e atividades lúdicas no ensino de línguas estrangeiras. Aplicou-se o jogo de tabuleiro sugoroku na turma 3A do 8° e 9° ano durante o ano de 2020, como forma de revisão para as avaliações escritas realizadas na escola e as notas obtidas pelos alunos foram analisadas qualitativa e quantitativamente, obtendo um resultado satisfatório em termos de aprendizagem da língua japonesa.
Resumen : The present research aimed to develop and analyze a support material that could be used as a playful tool to improve the learning of students at Escola Professora Josephina de Mello and help them to achieve a significant learning of Japanese language content. As a theoretical foundation, the theory of meaningful learning by David Ausubel (MOREIRA, 1999) was used and research was carried out on the use of games and recreational activities in the teaching of foreign languages. The sugoroku board game was applied in class 3A of the 8th and 9th grade during the year 2020, as a form of review for the written tests carried out at the school and the grades obtained by the students were analyzed qualitatively and quantitatively, obtaining a result satisfactory in terms of learning the Japanese language.
Palabras clave : Atividade lúdica
Sugoroku
Ensino de língua japonesa
Escola Professora Josephina de Mello
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6495
metadata.dc.subject.controlado: Língua japonesa - Estudo e ensino
Sugoroku
Jogos de tabuleiro
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_EllenMiura.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.