Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6895
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio
Autor(a): Araújo, Nilcimar Carvalho de
Neves, Sabrina Soares das
Orientador(a): Salvatierra Junior, Mário
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Celiomar Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
Resumo: A proposta deste projeto consistiu em aplicar os conhecimentos adquiridos e as habilidades do aluno na prática metodológica de matemática na aprendizagem do macramé usando a contextualização para assim despertá-los para o mundo do trabalho com uma visão de empreendedorismo pessoal e/ou coletivo, além de analisar a necessidades de aprimorar conceitos, procedimentos e linguagens próprias da Matemática fundamentada nas normas da Base Nacional Comum Curricular, envolvendo os temas unidades de medidas, área e volume, regra de três aplicadas ao macramé, acerca da metodologia utilizou-se a pesquisa de campo descritiva subsidiada a abordagem quali-quanti. Considerando a relevância do assunto para o desenvolvimento do aluno do ensino médio, as atividades foram divididas em cinco momentos, sendo eles: aplicação de um teste semiestruturado, discussão dos conceitos de supracitados, orientação do professor sobre as fórmulas matemáticas para cálculo dos conteúdos supracitados, apresentação de instrumentos de medição, como régua, fita métrica, trena, para a confecção das peças de macramé usando as principais figuras geométricas, bem como os cálculos matemáticos como referência, essas atividades foram designadas para alunos do 1º ano do ensino médio. Por fim, durante a atividade prática, os estudantes puderam perceber a importância do conhecimento matemático na vida contemporânea.
Resumo em outro idioma: The purpose of this project was to apply the acquired knowledge and skills of the student in the methodological practice of mathematics in learning macramé, using contextualization in order to awaken them to the world of work with a vision of personal and/or collective entrepreneurship, in addition to analyze the need to improve Mathematics concepts, procedures and languages ​​based on the rules of the National Common Curricular Base, involving the themes units of measures, area and volume, rule of three applied to macramé, regarding the methodology, field research was used descriptive subsidized the quali-quanti approach. Considering the relevance of the subject for the development of high school students, the activities were divided into five moments, namely: application of a semi-structured test, discussion of the aforementioned concepts, teacher guidance on mathematical formulas for calculating the aforementioned contents, presentation From measuring instruments, such as a ruler, measuring tape, measuring tape, to making macramé pieces using the main geometric figures, as well as mathematical calculations as a reference, these activities were designed for students in the 1st year of high school. Finally, during the practical activity, students were able to realize the importance of mathematical knowledge in contemporary life.
Palavras-chave: Alunos
Geometria plana
Geometria espacial
Regra de três simples
Macramé
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6895
Vocabulário controlado: Geometria - Problemas, questões, exercícios
Matemática - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_NilcimarAraújo_SabrinaNeves.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.