Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6895
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Aplicações da geometria plana e espacial com o uso do macramé no 1° ano do ensino médio
metadata.dc.creator: Araújo, Nilcimar Carvalho de
Neves, Sabrina Soares das
metadata.dc.contributor.advisor1: Salvatierra Junior, Mário
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Celiomar Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste projeto consistiu em aplicar os conhecimentos adquiridos e as habilidades do aluno na prática metodológica de matemática na aprendizagem do macramé usando a contextualização para assim despertá-los para o mundo do trabalho com uma visão de empreendedorismo pessoal e/ou coletivo, além de analisar a necessidades de aprimorar conceitos, procedimentos e linguagens próprias da Matemática fundamentada nas normas da Base Nacional Comum Curricular, envolvendo os temas unidades de medidas, área e volume, regra de três aplicadas ao macramé, acerca da metodologia utilizou-se a pesquisa de campo descritiva subsidiada a abordagem quali-quanti. Considerando a relevância do assunto para o desenvolvimento do aluno do ensino médio, as atividades foram divididas em cinco momentos, sendo eles: aplicação de um teste semiestruturado, discussão dos conceitos de supracitados, orientação do professor sobre as fórmulas matemáticas para cálculo dos conteúdos supracitados, apresentação de instrumentos de medição, como régua, fita métrica, trena, para a confecção das peças de macramé usando as principais figuras geométricas, bem como os cálculos matemáticos como referência, essas atividades foram designadas para alunos do 1º ano do ensino médio. Por fim, durante a atividade prática, os estudantes puderam perceber a importância do conhecimento matemático na vida contemporânea.
Abstract: The purpose of this project was to apply the acquired knowledge and skills of the student in the methodological practice of mathematics in learning macramé, using contextualization in order to awaken them to the world of work with a vision of personal and/or collective entrepreneurship, in addition to analyze the need to improve Mathematics concepts, procedures and languages ​​based on the rules of the National Common Curricular Base, involving the themes units of measures, area and volume, rule of three applied to macramé, regarding the methodology, field research was used descriptive subsidized the quali-quanti approach. Considering the relevance of the subject for the development of high school students, the activities were divided into five moments, namely: application of a semi-structured test, discussion of the aforementioned concepts, teacher guidance on mathematical formulas for calculating the aforementioned contents, presentation From measuring instruments, such as a ruler, measuring tape, measuring tape, to making macramé pieces using the main geometric figures, as well as mathematical calculations as a reference, these activities were designed for students in the 1st year of high school. Finally, during the practical activity, students were able to realize the importance of mathematical knowledge in contemporary life.
Keywords: Alunos
Geometria plana
Geometria espacial
Regra de três simples
Macramé
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6895
metadata.dc.subject.controlado: Geometria - Problemas, questões, exercícios
Matemática - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_NilcimarAraújo_SabrinaNeves.pdf2,66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.