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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Degradação no pavimento demandada por veículos de carga, em trecho da Av. Gen. Rodrigo Otávio Ramos, na cidade de Manaus -AM
Título(s) alternativo(s): Pavement degradation caused by cargo vehicles, on a section of Gen. Rodrigo Otávio Ramos Avenue, in the city of Manaus - AM
Autor(a): Oliveira, Rodrigo Ramos de
Orientador(a): Campelo, Nilton de Souza
Primeiro Coorientador: Oliveira, Marivone Souza de
metadata.dc.contributor.referee1: Melo Filho, João de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Raimundo Pereira de
Resumo: A movimentação de bens e produtos é uma atividade fundamental para o desenvolvimento dos centros urbanos das cidades. O modal rodoviário tem grande relevância na locomoção das pessoas e envio de mercadorias, sendo responsável por 61% do transporte de cargas e 95% do transporte de passageiros. Dada a importância da atividade para a economia e crescimento da região torna-se necessário haver uma boa infraestrutura que possa comportar a demanda exigida. Este trabalho tem por objetivo identificar e caracterizar as degradações de um trecho de 4.700m da Avenida Rodrigo Otávio Jordão Ramos, realizando comparações entre um levantamento remoto e em campo, a fim de avaliar os impactos destas degradações na mobilidade urbana local. A identificação das degradações foi realizada por meio de inspeção visual com auxílio do Google Earth e também em campo, baseando parte do procedimento metodológico nas normas do DNIT 005/2003 e 006/2003. Para avaliação das condições do pavimento foi realizado um inventário de degradações observadas em cada estação, que em seguida foram comparadas com imagens remotas no local correspondente, com o propósito de constatar a incidência de manifestações patológicas e quantificar essas averiguações. Já para entender o fluxo de veículos de carga foi traçado um método de observação empírica visando qualificar e quantificar o fluxo dos veículos de carga na via estudada. Observou-se que foram encontrados 44 defeitos ao longo da extensão total do percurso, sendo a maior incidência de defeitos as panelas (20%), precedidas pelos remendos (11%) e trincas couro de jacaré (11%). Quanto ao fluxo de veículos estimou-se que trafegam, em média, 130 veículos por hora no trecho. A comparação entre os defeitos em campo e remotamente levou à conclusão de que a baixa qualidade do pavimento e elevada presença e evolução dos defeitos no ano de 2020 tornou necessária uma intervenção de recapeamento da via, no ano de 2022. Dessa maneira, relacionou-se as ocorrências das patologias, que causam prejuízos na mobilidade urbana, diretamente, à infraestrutura de transporte viário, ao custo operacional dos veículos, ao aumento de acidentes de trânsito e aos impactos ao meio ambiente.
Resumo em outro idioma: The movement of goods and products is a fundamental activity for the development of urban centers. The road transport mode plays a significant role in the mobility of people and the shipment of goods, accounting for 61% of cargo transportation and 95% of passenger transportation. Given the importance of this activity for the economy and regional growth, it is necessary to have a well-developed infrastructure capable of meeting the demand. The objective of this study is to identify and characterize the deteriorations along a 4,700-meter stretch of Rodrigo Otávio Jordão Ramos Avenue, comparing remote sensing data with field surveys to evaluate the impacts of these deteriorations on local urban mobility. The identification of deteriorations was conducted through visual inspection using Google Earth, as well as in-field assessments, following the methodologies outlined in DNIT Standards 005/2003 and 006/2003. An inventory of observed deteriorations was performed at each station to assess the pavement conditions, and then compared with remote images of the corresponding locations to determine the incidence and quantify these pathologies.To understand the flow of commercial vehicles, an empirical observation method was employed to assess and quantify the flow of cargo vehicles on the studied road. It was observed that a total of 44 defects were found along the entire length of the route, with the highest incidence being potholes (20%), followed by patches (11%), and alligator cracking (11%). As for the vehicle flow, an average of 130 vehicles per hour was estimated for the segment. The comparison between on-site defects and remote observations led to the conclusion that the poor pavement quality and the high presence and progression of defects in 2020 necessitated a road resurfacing intervention in 2022. Therefore, the occurrences of these pathologies, which directly impair urban mobility, were directly related to the road transportation infrastructure, vehicle operating costs, increased traffic accidents, and environmental impacts.
Palavras-chave: Infraestrutura rodoviária
Pavimento
Patologias
Veículos de carga
Mobilidade urbana
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIA CIVIL: INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Engenharia Civil - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
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URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6983
Vocabulário controlado: Pavimentos - Defeitos
Pavimentos de asfalto
Transporte rodoviário de carga
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

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