Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7222
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Educação e memórias do movimento ribeirinho em Parintins (Am)
Autor(a): Barbosa, Thâmy Cristine Costa
Orientador(a): Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosana Ramos de
metadata.dc.contributor.referee2: Duarte, Mateus de Souza
Resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa partiu de inquietações dos membros do GRANAV ( Grupo Ambiental Natureza Viva) sobre a trajetória histórica do movimento ribeirinho que das lutas em defesa dos lagos da região do Paraná da Ilha de Parintins, vem pautando as lutas por educação em seus territórios rurais, o que nos levou a indagar: Qual a relação entre educação e movimento social a partir das experiências e memórias do movimento ribeirinho do PAE ( Projeto de Assentamento Agro Extrativista) Ilha Paraná de Parintins no período de 1992 a 2020? Traçamos como objetivo: Compreender a relação entre educação e movimento social a partir das experiências e memórias do movimento ribeirinho do PAE Ilha Paraná de Parintins no período de 1992 a 2020. O caminho metodológico fundamentou-se na perspectiva histórica, com a técnica de pesquisa história oral, realização de entrevistas e gravação para registro do conteúdo narrativo. O estudo está fundamentado em Albuquerque, Lins e Albuquerque (2004), Albarado (2016), Spínola (1997), Pereira (2004), Albuquerque (2012), Thompson (2002), Alberti (2005), Le Goff (1990), Gil (2007), Delgado (2010), Freire (1987), Arroyo (2003) e Caldart (2000). Os resultados indicam a importância da luta do movimento ribeirinho para a construção de uma consciência ambiental dos sujeitos das comunidades envolvidas, o protagonismo na área da Educação do Campo em Parintins e a afirmação das relações de pertencimento a identidade amazônica e à sua sociobiodiversidade.
Resumo em outro idioma: This research with a qualitative approach started from the concerns of the members of GRANAV (Grupo Ambiental Natureza Viva) about the historical trajectory of the riverside movement that, from the struggles in defense of the lakes in the Paraná region of the Ilha de Parintins, has been guiding the struggles for education in their territories rural areas, which led us to ask: What is the relationship between education and social movement based on the experiences and memories of the riverside movement of the PAE (Agroextractivist Settlement Project) on Paraná de Parintins Island from 1992 to 2020? Our objective is: To understand the relationship between education and social movement from the experiences and memories of the riverside movement of the PAE Ilha Paraná de Parintins in the period from 1992 to 2020. The methodological path was based on the historical perspective, with the technique of historical research orally, conducting interviews and recording to record the narrative content. The study is based on Albuquerque, Lins and Albuquerque (2004), Albarado (2016), Spínola (1997), Pereira (2004), Albuquerque (2012), Thompson (2002), Alberti (2005), Le Goff (1990), Gil (2007), Delgado (2010), Freire (1987), Arroyo (2003) and Caldart (2000). The results indicate the importance of the struggle of the riverside movement for the construction of na environmental awareness of the subjects of the communities involved, the protagonism in the area of Rural Education in Parintins and the affirmation of the relations of belonging to the Amazonian identity and its socio-biodiversity.
Palavras-chave: Educação do campo
Movimentos sociais
GRANA
Ribeirinho
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7222
Grupo de pesquisa: CANOA - Grupo de Estudos e pesquisas em Educação do campo e territorialidades amazônicas
Vocabulário controlado: Educação - Aspectos sociais
Educação rural
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ThamyBarbosa.pdf740,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons