Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7372
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
Autor(a): | Santos, Geovane Pinheiro dos Pio, Inês dos Reis Tavares, Noriele dos Santos |
Orientador(a): | Trindade, Patrícia dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Raimundo Inácio da Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Raymara Fonseca dos |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC ) teve como objetivo investigar o papel do professor de Educação Física na formação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas públicas de Parintins, AM. Realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, com nove professores de Educação Física que atuam em escolas Estaduais e Municipais. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada com onze perguntas abertas. Identificou-se a importância do professor e da Educação Física como disciplina obrigatória no currículo escolar, que contribui para o desenvolvimento físico, motor e afetivo- social dos estudantes, por meio de práticas e métodos adotados nas aulas. Conclui-se que este estudo contribui para ampliar a compreensão do papel do professor de Educação Física na formação dos alunos, promovendo discussões sobre sua realidade, apontando caminhos para o aprimoramento da disciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. |
Resumo em outro idioma: | This course completion work (TCC) aimed to investigate the role of the Physical Education teacher in the training of students in the early years of elementary school in public schools in Parintins, AM. Field research was carried out with a qualitative approach with nine Physical Education teachers who work in state and municipal schools. As a data collection instrument, a semi-structured interview with eleven open questions was used. The importance of the teacher and physical education as a mandatory subject in the school curriculum was identified, which contributes to the physical, motor and affective-social development of students, through practices and methods adopted in classes. It is concluded that this study contributes to expanding the understanding of the role of the Physical Education teacher in the training of students, promoting discussions about their reality, pointing out ways to improve the discipline in the early years of elementary school. |
Palavras-chave: | Educação Física Professor Anos Iniciais Ensino Fundamental |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País de publicação: | BRASIL |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Parintins |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7372 |
Vocabulário controlado: | Educação física para crianças Educação pelo movimento Professores de educação física |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_InesPio_GeovaneSantos_NorieleTavares.pdf | 638,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.