Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7372
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel do professor de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a): Santos, Geovane Pinheiro dos
Pio, Inês dos Reis
Tavares, Noriele dos Santos
Orientador(a): Trindade, Patrícia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Raimundo Inácio da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Raymara Fonseca dos
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC ) teve como objetivo investigar o papel do professor de Educação Física na formação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas públicas de Parintins, AM. Realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, com nove professores de Educação Física que atuam em escolas Estaduais e Municipais. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada com onze perguntas abertas. Identificou-se a importância do professor e da Educação Física como disciplina obrigatória no currículo escolar, que contribui para o desenvolvimento físico, motor e afetivo- social dos estudantes, por meio de práticas e métodos adotados nas aulas. Conclui-se que este estudo contribui para ampliar a compreensão do papel do professor de Educação Física na formação dos alunos, promovendo discussões sobre sua realidade, apontando caminhos para o aprimoramento da disciplina nos anos iniciais do ensino fundamental.
Resumo em outro idioma: This course completion work (TCC) aimed to investigate the role of the Physical Education teacher in the training of students in the early years of elementary school in public schools in Parintins, AM. Field research was carried out with a qualitative approach with nine Physical Education teachers who work in state and municipal schools. As a data collection instrument, a semi-structured interview with eleven open questions was used. The importance of the teacher and physical education as a mandatory subject in the school curriculum was identified, which contributes to the physical, motor and affective-social development of students, through practices and methods adopted in classes. It is concluded that this study contributes to expanding the understanding of the role of the Physical Education teacher in the training of students, promoting discussions about their reality, pointing out ways to improve the discipline in the early years of elementary school.
Palavras-chave: Educação Física
Professor
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: BRASIL
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7372
Vocabulário controlado: Educação física para crianças
Educação pelo movimento
Professores de educação física
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_InesPio_GeovaneSantos_NorieleTavares.pdf638,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.