Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2885
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização físico-química do óleo de frutos de tucumã (Astrocaryum aculeatum) para o desenvolvimento de cosméticos
Autor(a): Fabrício Nonato Araújo Rolim
Orientador(a): Ádley Antonini Neves de Lima
Resumo: Entre as riquezas que povoam a região Amazônica, encontra-se um grande número de espécies vegetais, cujos frutos encerram quantidade apreciável de óleo (ZANINETTI, R.A.; 2009). Entre eles destaca-se o tucumã do Amazonas (Astrocaryum aculeatum), uma espécie de palmeira que produz um fruto muito apreciado na região, a partir do qual se obtém uma amêndoa com alto teor de óleo. Esta espécie de palmeira possui distribuição restrita à Amazônia Colombiana, Venezuela, Guianas e Brasil (Amazonas, Pará e Rondônia). O tucumã já possui diversas finalidades, predominando o uso na culinária e, em alguns casos, produção de biodiesel e biojóias. O óleo de tucumã extraído da polpa é rico em ômega 3, 6 e 9, comporta-se como um excelente hidratante sendo empregado em produtos cosméticos para a hidratação da pele, loções corporais e produtos capilares para cabelos danificados. É também um excelente emoliente que apresenta alto poder de espalhabilidade. Da amêndoa do tucumã extrai-se, um óleo cujos ácidos graxos que compõem os triglicerídios são 90 % saturados e de cadeias carbônicas médias e curtas (C8-14). Essas características moleculares do óleo, o alto rendimento em óleo, o alto consumo da polpa e o descarte do caroço como lixo, favorecem a utilização da amêndoa do tucumã para a obtenção do óleo e produção de cosméticos.
Palavras-chave: Astrocaryum aculeatum
Caracterização
Cosméticos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2885
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB-S00592011.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.