Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3165
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Preparação e caracterização de compósitos de óxido de ferro magnético/carbono como adsorvente alternativo na remoção do íon Cd2+ de ambientes aquáticos
metadata.dc.creator: David de Souza Rosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Paulo Rogério da Costa Couceiro
metadata.dc.description.resumo: Os carvões ativados apresentam excelentes características adsorventes, são geralmente utilizados na remediação ambiental, sendo aplicados principalmente na remoção de metais pesados e de poluentes orgânicos em meio aquoso. Devido a essa aplicação várias pesquisas vêm sendo desenvolvidas para obtenção de carvões ativados a partir de materiais de baixo custo e de descartes com alto teor de carbono. Além dos carvões ativados, os óxidos de ferro apresentam comportamento satisfatório no que tange à remediação ambiental. Estes são materiais de baixo custo, não tóxicos e possuem uma química redox muito interessante devido à variedade de compostos com diferentes estados de oxidação e estruturas que podem ser formadas como: Fe0, FeO, Fe3O4, -Fe2O3, -Fe2O3 e FeOOH. Devido à versatilidade do elemento ferro sob a forma de óxidos, é frequente a sua utilização em diversas reações que objetivam a degradação de contaminantes orgânicos, ou pelo menos, o aumento de sua biodegradabilidade. A combinação desses materiais resulta em compósitos do tipo carvão ativado/óxidos de ferro torna-se uma alternativa útil, uma vez que combina a alta capacidade de adsorção do carvão com a química redox diversificada proveniente dos vários minerais de ferro, que são facilmente obtidos na natureza ou até mesmo sintetizados em laboratório. Além disso, estes podem ser facilmente impregnados em matriz carbonácea. Quanto aos poluentes em meio aquoso, se destaca o íon Cd2+, geralmente oriundo do descarte indevido das pilhas e baterias de diversos equipamentos eletrônicos como celulares, notebooks e outros. O íon Cd2+ é bioacumulativo e bastante persistente no ambiente; há acúmulo deste em animais, gramíneas e na vida selvagem, através do contato em ambiente contendo esse contaminante. A exposição por via oral aos compostos de cádmio pode provocar sérias irritações no epitélio gastrointestinal, provocando náuseas, vômitos, salivação e dores abdominais. Diante do exposto, o presente projeto tem como principal objetivo preparar e caracterizar compósito de ferro/carbono, a partir de óxidos de ferro sintetizados e borra oleosa de resíduo da queima de óleo combustível da usina termoelétrica de Mauá, em Manaus/AM, para investigar a capacidade adsortiva frente ao Cd2+ em meio aquoso com diferentes concentrações representando um ambiente contaminado por esse cátion.
Palabras clave : Ferritas
Adsorção
Cádmio
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Química
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3165
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
relatorio_final_PIB-E-0123-2012.pdf390,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.