Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4218
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : O ensino de Matemática nas escolas municipais indígenas
metadata.dc.creator: Arycia Giseli de Melo Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Gerson Ribeiro Bacury
metadata.dc.description.resumo: Nos dias atuais, a Matemática é indispensável aos indígenas visto que contribui para as diversas atividades realizadas na comunidade e na proteção dela, assim, o currículo das escolas indígenas, devem abarcar essa área do conhecimento de modo que garanta a aprendizagem de conhecimentos que correspondam as necessidades e interesses da própria comunidade. Nesse sentido, os projetos pedagógicos mostram-se de grande valia, visto que os mesmos contribuem para assegurar os princípios e práticas educativas interculturais, multilíngues, específicas, comunitárias e diferenciadas da educação escolar indígena. Assim, os objetivos da referida pesquisa são analisar as relações entre as propostas pedagógicas da SEMED-MANAUS para a educação escolar indígena e sua implementação nas escolas indígenas para o ensino de Matemática; conhecer as propostas pedagógicas da SEMED-MANAUS para a educação escolar indígena; avaliar se as metodologias utilizadas estão adequadas para o trabalho com a Matemática nessas instituições; e identificar a visão dos professores com relação às propostas pedagógicas da SEMED com relação ao ensino da Matemática para as Escolas Indígenas, pois constatamos que as pessoas responsáveis pela formação e o trabalho dos professores indígenas do município de Manaus, não sabiam afirmar se o ensino de Matemática estava sendo efetivo nas escolas indígenas. O estudo será realizado em uma escola indígena da cidade de Manaus ¿ Brasil. Embasaremos a pesquisa na concepção dialética, no conceito de etnomatemática, nos documentos oficiais etc. Os instrumentos utilizados serão a observação sistemática e a entrevista não estruturada.
Palabras clave : Etnomatemática
Matemática
Ensino de matemática
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Formação de Professores Indígenas
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4218
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.