Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5778
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Perspectivas construtivas no ensino de Física: uma visão panorâmica
metadata.dc.creator: Ferreira, Elda Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Avila, Fernando Fulgencio León
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Eliane Batista de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Paulo Louzada Castro de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é composto por uma breve passagem pelos principais conceitos da teoria Construtivista, nas suas mais variadas facetas, destacando sua importância no campo educacional. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões fundamentais dessa teoria nas concepções de Piaget e Vygotsky. Dessa forma, baseado em uma pesquisa bibliográfica, busca-se analisar a difusão da mesma na educação brasileira identificando possíveis elementos desta nos atuais documentos oficiais de educação e sua aplicação no ensino de Física. Observou-se, então, que devido ao atual interesse por um ensino à base de formação técnica e de habilidades profissionais o construtivismo cedeu espaço para novas perspectivas para educação, fato esse que não anula a sua presença, mesmo que discretamente, nas práticas pedagógicas e políticas educacionais. Palavras chaves: Construtivismo. Ensino de Física. Documentos Oficiais.
Resumen : This work consists of a brief passage through the main concepts of Constructivist theory, in its most varied facets, highlighting its importance in the educational field. For that, some fundamental reflections of this theory are presented in the conceptions of Piaget and Vygotsky. Thus, based on a bibliographic research, it seeks to analyze its diffusion in Brazilian education, identifying possible elements of it in the current official education documents and its application in the teaching of Physics. It was observed, then, that due to the current interest in teaching based on technical training and professional skills, constructivism gave way to new perspectives on education, a fact that does not cancel its presence even if discreetly in pedagogical practices and educational policies. Keywords: Constructivist. Physics Teaching. Official education documents
Palabras clave : Constructivist
Physics
Teaching
Construtivismo
Ensino de Física
Documentos Oficiais
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5778
metadata.dc.subject.controlado: Construtivismo (Educação)
Física - Ensino
Práticas pedagógicas
Políticas Educacionais
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_EldaMartins.pdf437,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.