Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5844
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Fatores motivacionais para a escolha do curso de Pedagogia no IEAA/UFAM |
metadata.dc.creator: | Castro, Natália Gomes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Leal, Fabiana Soares Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Franco, Zilda Gláucia Elias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nascimento, Greicy Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | A motivação é uma variável psicológica que vem sendo estudada há vários anos, inclusive por estudiosos da área educacional. De uma forma geral, é definida como uma força propulsora e mantenedora dos comportamentos. Embora não possamos ver a motivação propriamente dita, vemos os comportamentos das pessoas e podemos inferir o quanto eles são motivados ou desmotivados. Entretanto, o que motiva esse comportamento observado, não temos como determinar a partir dessa observação, são necessários instrumentos de medida (testes, escalas) ou conversas nas quais o indivíduo possa relatar o que o faz agir de determinada maneira, ou seja, suas motivações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a motivação dos alunos do curso de pedagogia do IEAA/UFAM. O instrumento utilizado foi a escala EMA. Os resultados indicam que os alunos ainda estão motivados extrinsecamente, embora em um nível que caminha para a motivação intrínseca, o que é um resultado positivo, já que estão buscando uma autonomia, se libertando das recompensas como fonte motivadora. |
Abstract: | Motivation is a psychological variable that has been studied for several years, including by scholars in the educational field. In general, it is defined as a driving force and maintainer of behaviors. Although we cannot see the motivation itself, we do see people's behaviors and we can infer how motivated or discouraged they are. However, what motivates this observed behavior, we cannot determine from this observation, measurement instruments (tests, scales) or conversations are necessary in which the individual can report what makes him act in a certain way, that is, his motivations . This study aimed to assess the motivation of students in the pedagogy course at IEAA / UFAM. The instrument used was the EMA scale. The results indicate that students are still extrinsically motivated, although at a level that moves towards intrinsic motivation, which is a positive result, since they are looking for autonomy, freeing themselves from rewards as a motivating source. |
Keywords: | Motivação Desenvolvimento Vocacional Pedagogia |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5844 |
metadata.dc.subject.controlado: | Motivação (Psicologia) Motivação na educação Teoria de Autodeterminação Ensino - Orientação profissional |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_NatáliaCastro.pdf | TCC Pedagogia | 586,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.