Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5881
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Reaqui: um aplicativo para o estudo das reações químicas do cotidiano |
metadata.dc.creator: | Cortez Filho, Ajanildo Soares |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Amorim, Rainer Xavier de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Passos, Odette Mestrinho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Margarida Carmo de |
metadata.dc.description.resumo: | A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem provocado grandes impactos pela rápida evolução tecnológica contribuindo para a implantação de estratégias de ensino através de uma diversidade de recursos que favorecem a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Observa-se que o desenvolvimento de aplicativos vem auxiliando os professores nas salas de aulas, tornando-as mais didáticas e despertando o interesse do aluno pela disciplina. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo desenvolver um aplicativo para o estudo das reações químicas do cotidiano de forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e atrativo. A metodologia consistiu, primeiramente, em um levantamento bibliográfico para compor a fundamentação teórica e definir uma proposta inicial. A partir disso, foi realizado o desenvolvimento do aplicativo, baseado no Ciclo de Vida em Cascata, que inclui a percepção do aplicativo REAQUI, a documentação do software, assim como a sua implementação. Por fim, a usabilidade do aplicativo foi avaliada junto aos professores, de forma a validar o seu uso e as funcionalidades desenvolvidas. |
Resumen : | The arrival of Information and Communication Technologies (ICTs) has caused great impacts due to the rapid technological evolution, contributing to the implementation of teaching strategies through a variety of resources that favor the improvement of the teaching-learning process. It is observed that the development of applications has been helping teachers in classrooms, making them more didactic and arousing student interest in the subject. In this sense, the work aimed to develop an application for the study of daily chemical reactions in order to make the teaching and learning process dynamic and attractive. The methodology consisted, firstly, in a bibliographical survey to compose the theoretical foundation and define an initial proposal. From this, the application development was carried out, based on the Cascade Life Cycle, which includes the perception of the REAQUI application, the software documentation, as well as its implementation. Finally, the usability of the application was evaluated with the teachers, in order to validate its use and the features developed. |
Palabras clave : | Aplicativo Educacional Reações Químicas Reaqui Estudo Reações |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWARE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.course: | Engenharia de Software - Bacharelado - Itacoatiara |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5881 |
metadata.dc.subject.controlado: | Tecnologias de Informação e Comunicação Ciclo de vida em cascata Ensino e aprendizagem Química (Ensino médio) |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_AjanildoSoares.pdf | Engenharia de Software - Bacharelado - Itacoatiara | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.