Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181260521011038pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Valcicléia Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2219072466269116pt_BR
dc.creatorLira, Frank Wyllys Cabral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8580041037042929pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-04T19:50:08Z-
dc.date.available2021-08-03-
dc.date.available2021-08-04T19:50:08Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5933-
dc.description.abstractThis work deals with school evaluation within the teaching of philosophy. The idea is to investigate and remedy a certain gap identified during practical and theoretical training itself as a licentiate in philosophy related to this topic. In this sense, as well as trying to delimit the scope of the investigation, the objective will be to investigate the philosophical competencies as an evaluation criterion in the teaching of philosophy for high school. Success in completing this objective will be achieved through qualitative, explanatory, and bibliographic research – using annotations – as well as through a step-by-step guided by some specific objectives - for example: introduce at an elementary level the notion of assessment or present a characterization of philosophy. It is concluded by the possibility of using philosophical competencies as an evaluation criterion, either by applying the two proposals identified in the literature or by the third proposal developed from the two previous ones.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versará sobre a avaliação escolar dentro do ensino da filosofia. A ideia é investigar e sanar certa lacuna identificada durante a própria formação prática e teórica como licenciando em filosofia relacionado a esse tópico. Nesse sentido, assim como procurando delimitar o âmbito da investigação, o objetivo será investigar as competências filosóficas como critério de avaliação no ensino da filosofia para o ensino médio. O sucesso na conclusão desse objetivo se dará por meio de uma pesquisa qualitativa, explicativa e bibliográfica – com uso de fichamentos –, bem como através de um passo a passo orientado por meio de alguns objetivos específicos - por exemplo: introduzir a nível elementar a noção de avaliação ou apresentar uma caracterização da filosofia. Conclui-se pela possibilidade de usar competências filosóficas como critério de avaliação, seja pela aplicação das duas propostas identificadas na literatura ou pela terceira proposta desenvolvida a partir das duas anteriores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Aires et al. A Arte de pensar: Filosofia 10º Ano - Volume 2. Lisboa: Editora Didáctica, 2007. BAKER, Ann. Introdução ao Pensamento Filosófico. In: BONJOUR, LAURENCE; BAKER, ANN. Filosofia: textos fundamentais comentados. Tradução de André Nilo Klaudat et al. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 23-39. BLACKBURN, Simon. Pense: Uma contagiante introdução à filosofia. Tradução de António Infante et al. Lisboa: Gradiva, 2001. (Coleção Filosofia Aberta). BORTOLOTTI, Lisa. Introdução à Filosofia da Ciência. Tradução de Jorge Beleza. Lisboa: Gradiva, 2013. (Colecção Filosofia Aberta). BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRENNAN, Jason. A ética e a racionalidade do ato de votar. Disponível em: https://criticanarede.com/tevot.html. Acesso em: 30 Abr. 2021. BRENNAN, Jason. Against Democracy. New Jersey: Princeton University Press, 2016, p. 23-53. CARVALHO, Eros. A Ética da Crença (verbete). Disponível em: https://www.academia.edu/41753611/A_%C3%89tica_da_Cren%C3%A7a_verbete_. Acesso em: 26 Mai. 2021. CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Coleção Ensino de Filosofia). CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993. CONCEITO aberto/conceito fechado. In; Dicionário escolar de filosofia, 1 de novembro de 2016. Disponível em: https://criticanarede.com/c.html. Acesso em: 26 Mai. 2021. COSTA, A. P. A avaliação em filosofia. In: MURCHO, D. (org.). Renovar o ensino da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2003, p. 69-87. DICKIE, George. Introdução à Estética. Tradução de Vítor Guerreiro. Lisboa: Bizâncio, 2008. DOWNES, Stephen. Guia das falácias. Disponível em: https://criticanarede.com/falacias.html. Acesso em: 01 Jun. 2021. EXTENSÃO. In: Dicionário escolar de filosofia, 1 de novembro de 2016. Disponível em: https://criticanarede.com/e.html. Acesso em: 26 Mai. 2021. FRENCH, Steven. Ciência: conceitos-chave em filosofia. Tradução de André Klaudat. Porto Alegre: Artmed, 2009. FURROW, Dwight. Ética: conceitos-chave em filosofia. Tradução de Fernando José R. da Rocha. Porto Alegre: Artmed, 2007. GARRETT, Brian. Metafísica: conceitos-chave em filosofia. Tradução de Felipe Rangel Elizalde. Porto Alegre: Artmed, 2008. GRECO, John; SOSA, Ernest (orgs.). Compêndio de epistemologia. Tradução de Alessandra Siedschlag Fernandes e Rogério Bettoni. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. GUIDO, Humberto; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. In: CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele. Ensinar filosofia: volume 2. Cuiabá: Central de Texto, 2013, p. 101-128. HUEMER, Michael. Elogio da passividade. Disponível em: https://criticanarede.com/political.html. Acesso em: 30 Abr. 2021a. HUEMER, Michael. Por que as pessoas são irracionais sobre a política. Disponível em: https://criticanarede.com/irracionalidadepolitica.html. Acesso em: 30 Abr. 2021b. ICHIKAWA, Jonathan. Metaphilosophy. Disponível em: https://philpapers.org/browse/metaphilosophy. Acesso em: 14 Mai. 2021. INTENSÃO. In: Dicionário escolar de filosofia, 1 de novembro de 2016. Disponível em: https://criticanarede.com/i.html. Acesso em: 26 Mai. 2021. IMAGUIRE, Guido; CID, Rodrigo (org.). Problemas de metafísica analítica. Pelota: NEPFIL Online, 2020. (Série Dissertatio Filosofia). INGRAM, David. Filosofia do direito: conceitos-chave em filosofia. Tradução de José Alexandre Durry Guerzoni. Porto Alegre: Artmed, 2010. JOLL, Nicholas. Metaphilosophy. Disponível em: https://iep.utm.edu/con-meta/. Acesso em: 19 Mai. 2021. JORDAN, Jeffrey J. (org.). Filosofia da religião. Tradução de Paulo F. Valério. São Paulo: Paulinas, 2015. (Coleção philosophia. Série religião & filosofia). JORDAN, William. O nascimento da filosofia. Disponível em: https://criticanarede.com/hist_origemfilo.html. Acesso em: 17 Mai. 2021. KIVY, Peter. Estética: fundamentos e questões de filosofia da arte. Tradução de Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2008. (Coleção Filosofia). KNOBE, Joshua; NICHOLS, Shaun. Experimental Philosophy. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/experimental-philosophy/. Acesso em: 14 Mai. 2021. LIBÂNEO, José Carlos. A avaliação escolar. In: __. Didática. São Paulo: Cortez, 2006, p. 195-220. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. MACKENZIE, Iain. Política: conceitos-chave em filosofia. Tradução de Nestor Luiz Beck. Porto Alegre: Artmed, 2011. MARCONDES, Danilo; FRANCO, Irley. A filosofia: O que é? Para que serve? Rio de Janeiro: Zahar. Ed. PUC-Rio, 2011. MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do Direito. 4. ed. São Paulo: editora Atlas, 2014. MASLIN, K. T. Introdução à filosofia da mente. Tradução de Fernando José R. da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. MATTHEWS, Eric. Mente: conceitos-chave em filosofia. Tradução de Michelle Tse. Porto Alegre: Artmed, 2007. MCKIRAHAN, Richard D. A filosofia antes de Sócrates: uma introdução com textos e comentários. Tradução de Eduardo Wolf Pereira. São Paulo: Paulus, 2013. (Coleção Cátedra). MEDINA, José. Linguagem: conceitos-chave em filosofia. Tradução de Fernando José R. da Rocha. Porto Alegre: Artmed, 2007. MENON, Walter. Filosofia da mente. Curitiba: InterSaberes, 2016. (Série Estudos de Filosofia). MIGUENS, Sofia. Filosofia da Linguagem: uma introdução. Porto: SerSilito, 2007. MORRISON, Wayne. Filosofia do direito: dos gregos aos pós-modernos. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2006. MORTARI, Cezar A. Introdução a lógica. São Paulo: Editora UNESP, 2001. MOSER, Paul K.; MULDER, Dwayne H.; Trout, J. D. A teoria do conhecimento: uma introdução temática. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2008. MURCHO, Desidério. Ensinar a filosofar. In: SPINELLI, Priscila Tesch (orgs.). [et al.]. Diálogos com a escola: experiências em formação acadêmica continuada em filosofia na UFGRS 1. Porto Alegre: Evangraf, 2013, p. 29-62. ______. Essencialismo Naturalizado. Coimbra: Angelus Novus, 2002. ______. Lógica elementar. Lisboa: Edições 70, 2019. ______ (org.). Renovar o ensino da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2003. O’BRIEN, Dan. Introdução à teoria do conhecimento. Tradução de Pedro Gaspar. Lisboa Gradiva, 2013. OVERGAARD, Søren; GILBERT, Paul; BURWOOD, Stephen. An introduction to metaphilosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. (Cambridge introductions to philosophy). PENCO, Carlo. Introdução à filosofia da linguagem. Tradução de Ephraim F. Alves. Petrópolis: Vozes, 2006. PILETTI, Claudino. Avaliação: In: ______. Didática geral. 23. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004, p. 189-231. RACHELS, James. Elementos de Filosofia Moral. 7. ed. Tradução de Delamar José Volpato Dutra. Porto Alegre: AMGH, 2013. RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009. (Coleção formação de professores). ROLLA, Giovanni. Filosofia: uma introdução temática. Florianópolis: UFSC, 2021. (Pontos de partida). ROSAS, João Cardoso (org.). Manual de filosofia política. Coimbra: Almedina, 2008. SILVA, Matheus Martins. A simplicidade como critério para escolher teorias. Disponível em: https://criticanarede.com/simplicidade.html. Acesso em: 02 Jun. 2021. SILVA, Rui. “Pensamento e Linguagem”. In: BRANQUINHO, João; SANTOS, Ricardo (eds.). Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2014. SILVEIRA, Renê José Trentin. Teses sobre o ensino de Filosofia no nível médio. In: SILVEIRA, R. J. Trentin; GOTO, Roberto (Orgs.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Edições Loyola, 2007, p. 77-118. (Coleção Filosofar é preciso). STRAWSON, Peter F. A filosofia como gramática conceptual. Disponível em: https://criticanarede.com/fil_analysis.html. Acesso em: 17 Mai. 2021. SWEETMAN, Brendan. Religião: conceitos-chave em filosofia. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2013. TEIXEIRA, Célia. "Conhecimento a priori". In: BRANQUINHO, João; SANTOS, Ricardo (eds.). Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2014. TEORIA. In: Dicionário escolar de filosofia, 1 de novembro de 2016. Disponível em: https://criticanarede.com/t.html. Acesso em: 02 Jun. 2021. WARBURTON, Nigel. Elementos básicos de filosofia. Tradução de Desidério Murcho. Lisboa: Gradiva, 2007. WESTON, Anthony. A arte de argumentar. Tradução de Desidério Murcho. Lisboa Gradiva, 2005. WILKINSON, Michael B.; CAMPBELL, Hugh N. Filosofia da religião: uma introdução. Tradução de Anoar Jarbas Provenzi. São Paulo: Paulinas, 2014. (Coleção philosophia. Série religião & filosofia). WILLIAMSON, Timothy. Filosofar: Da curiosidade comum ao raciocínio lógico. Tradução de Vítor Guerreiro. Lisboa: Gradiva, 2019. WOLFF, Jonathan. Introdução à Filosofia Política. Tradução de Maria de Fátima St. Aubyn. Lisboa: Gradiva, 2004. ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino da filosofiapt_BR
dc.subjectCritérios de avaliaçãopt_BR
dc.subjectCompetências filosóficaspt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIApt_BR
dc.titleDas competências filosóficas como critério de avaliação no ensino da filosofiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-07-16-
dc.publisher.localpubManaus-AMpt_BR
dc.subject.controladoFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoMétodo filosóficopt_BR
dc.subject.controladoAnálise (Filosofia)pt_BR
dc.subject.controladoAvaliações escolarespt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6853-125Xpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4460-030Xpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4460-030Xpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseFilosofia - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FrankLira.pdfFilosofia - Licenciatura - Manaus547,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.