Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5933
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Das competências filosóficas como critério de avaliação no ensino da filosofia
metadata.dc.creator: Lira, Frank Wyllys Cabral
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Valcicléia Pereira da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho versará sobre a avaliação escolar dentro do ensino da filosofia. A ideia é investigar e sanar certa lacuna identificada durante a própria formação prática e teórica como licenciando em filosofia relacionado a esse tópico. Nesse sentido, assim como procurando delimitar o âmbito da investigação, o objetivo será investigar as competências filosóficas como critério de avaliação no ensino da filosofia para o ensino médio. O sucesso na conclusão desse objetivo se dará por meio de uma pesquisa qualitativa, explicativa e bibliográfica – com uso de fichamentos –, bem como através de um passo a passo orientado por meio de alguns objetivos específicos - por exemplo: introduzir a nível elementar a noção de avaliação ou apresentar uma caracterização da filosofia. Conclui-se pela possibilidade de usar competências filosóficas como critério de avaliação, seja pela aplicação das duas propostas identificadas na literatura ou pela terceira proposta desenvolvida a partir das duas anteriores.
Abstract: This work deals with school evaluation within the teaching of philosophy. The idea is to investigate and remedy a certain gap identified during practical and theoretical training itself as a licentiate in philosophy related to this topic. In this sense, as well as trying to delimit the scope of the investigation, the objective will be to investigate the philosophical competencies as an evaluation criterion in the teaching of philosophy for high school. Success in completing this objective will be achieved through qualitative, explanatory, and bibliographic research – using annotations – as well as through a step-by-step guided by some specific objectives - for example: introduce at an elementary level the notion of assessment or present a characterization of philosophy. It is concluded by the possibility of using philosophical competencies as an evaluation criterion, either by applying the two proposals identified in the literature or by the third proposal developed from the two previous ones.
Keywords: Avaliação
Ensino da filosofia
Critérios de avaliação
Competências filosóficas
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.course: Filosofia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5933
metadata.dc.subject.controlado: Filosofia - Estudo e ensino
Método filosófico
Análise (Filosofia)
Avaliações escolares
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FrankLira.pdfFilosofia - Licenciatura - Manaus547,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.